terça-feira, 15 de julho de 2014

Turismo Pet- As férias com o seu melhor amigo!

Colagem- Silvio Alvarez
Muitas pessoas têm um grande amor pelo seu animalzinho de estimação e sentem muito em deixá-los em canis ou na casa de vizinhos e amigos para viajar.
Pensando nesse amor das pessoas pelos animais domésticos e pelo fato deles serem verdadeiros membros da família, o mercado hoteleiro tem se renovado para captar novos públicos.
Viajar com animais já se tornou tão comum, que já existe um selo que tem como intuito certificar os hotéis que podem e têm condições de receber animais de estimação, ele é chamado de “pet friendly”.
A certificação foi criada no final de 2012 pelo Portal Turismo 4 patas. A idealizadora do projeto, Larissa Rios, que é formada em turismo, afirma que o Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem Pet Friendly é o primeiro no Brasil e ele foca principalmente na estrutura e serviços prestados aos animais domésticos.

Os hotéis e pousadas que querem obter o selo, devem pagar uma taxa e preencher uma serie de requisitos.  Entre esses requisitos estão à presença de lixeiras exclusivas para as fezes dos bichos e de bebedouros com água fresca para os animais, a possibilidade de dormir no quarto com o dono, a existência de convênios com pet shops e veterinários e a receptividade em geral.
Se o estabelecimento for aprovado, ele recebe um manual de hospedagem, com orientações sobre raças de cachorros e procedimentos ideais, treinamento especial para os funcionários e  um pacote de divulgação no site Turismo 4 Patas. (G1, 2013)
No Brasil, o primeiro que foi certificado está na cidade de São José do Barreto (SP), que é a Pousada Encanto da Bocaina, na Serra da Bocaina.
Segundo o site, lá, os animais podem dormir com os donos nos chalés, ganham kit de boas vindas com osso, bandana e saco para catar dejetos e podem correr livres pela área verde, desde que não incomodem os outros hóspedes.
Atualmente até as grandes redes de hotéis estão abrindo suas portas para receber os animais
domésticos, como são o caso da rede Ibis e Ibis Styles em todo o Brasil. As redes só requerem a caderneta de vacinação e o pagamento de uma taxa adicional, além disso, elas só recebem animais domésticos de pequeno porte, pesando até 15 Kg. (GAZETA, 2014)
Além de hospedagem, o mercado turístico/hoteleiro tem investido em pacotes de viagens para essa fatia em expansão no mercado. Geralmente esses pacotes oferecem uma programação especial para os animais domésticos e os seus donos.
Um exemplo bem claro dessa programação diferenciada foi à feita pela agencia de viagens Dog Tour Viagens, que no carnaval ofereceu pacotes para o Golf Hotel de Itu e na programação estava concurso de melhor fantasia para os pets e atividades recreativas para os donos junto com os animais.
A proprietária da agencia de viagens Dog Tour Viagens disse que montou a empresa, pois já havia passado por momentos constrangedores com a sua poodle, sendo assim decidiu montar um negocio que facilitasse a vida dos amantes dos animais. Hoje ela já possui mais de 900 estabelecimentos credenciados em todo Brasil e faz diversos pacotes temáticos. (G1, 2014)

Assim como existe o guia 4 rodas, que possui uma relação de hotéis e destinos turísticos, também existe o guia de turismo 4 patas, que dispõe de hotéis, roteiros e locais que permitem a entrada de pets.
E por falar em locais que permitem a entrada de pets, você sabia que cães e gatos podem tirar passaporte?
Isso mesmo, o passaporte pode ser emitido pela Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento em todos os portos e aeroportos. O documento é chamado de Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, ele irá conter informações basicas do animal e a sua caderneta de vacinação. (MINAS, 2014)
Tudo isso pensado em oferecer maior comodidade ao dono, que não quer deixar seu animalzinho em casa e que muitas vezes desiste de ir viajar por conta disso. Então nada melhor do que ir viajar e proporcionar um momento de lazer ao nosso fiel companheiro.
É visto que atualmente existem inúmeros locais que são preparados e construídos especialmente para receber animais, porém no turismo brasileiro a modalidade Pet ainda é muito recente, mas já atrai um grande público.

Sendo assim o turismo pet tende a crescer muito ainda e cada vez ouviremos  e veremos novidades sobre esse ramo.
Então, agora que você já sabe que é possível viajar com o seu animalzinho, não existe desculpa para não conhecer o mundo e aproveitar as férias com o melhor amigo!

REFERÊNCIAS
GAZETA, Povo. Hotéis brasileiros abrem as portas para os pets. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/t urismo/conteudo.phtml?id=1476944> Acesso em: 14 de julho de 2014.
G1, Noticias. Agência oferece pacote de turismo para pets e donos viajam juntos. Disponível em <http://g1.globo.com/Noticias/B rasil/0,,MUL990127-5598,00AGENCIA +OFERECE+PACOTES+DE+TURISMO +PARA+PETS+E+DONOS+VIAJAREM> Acesso em: 14 de julho de 2014.
G1, Turismo. Novo selo 'pet friendly' certifica hotéis que recebem bem os animais. Disponível em <http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/01/novo-selo-pet-friendly-certifica-hoteis-que-recebem-bem-os-animais.html> Publicado em: 30 de novembro de 2013.

MINAS, Estado de. Passaporte para cães e gatos começam a valer em 2014. Disponível em: http://www.gateiro.com.br/passaporte-para-caes-e-gatos-comeca-a-valer-em-2014/> Acesso em: 15 de julho de 2014.

VOCÊ SABIA?
Você sabia que existiu um cachorro que ficou super famoso por viajar para 36 países para divulgar sobre a adoção de animais. O vira-lata Oscar até os dias de hoje é usado como referencia na adoção de animais e sem contar que ele já viajou mais que muita gente. Acompanhe seu álbum de fotos: http://entretenimento.r7.com/bichos/fotos/cachorro-aventureiro-viaja-por-36-paises-para-divulgar-a-adocao-de-animais-18042013#!/foto/16
Oscar


O que é necessário para viajar com o meu animalzinho?

No território Nacional todo animal de estimação pode viajar se estiver com a vacinação em dia e com um atestado do médico veterinário comprovando as suas condições para a viagem (CZI).
Já em países como o Reino Unido, o pet deve ser identificado com um Microchip, vacinado contra a raiva e portar o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI).

ACESSE
Dog Tour
Site: www.dogtourviagens.com.br
Tel: (41) 3079-6394
Turismo 4 patas
Site: www.turismo4patas.com.br
e-mail: contato@turismo4patas.com.br
Pousada Encanto da Bocaina
Site: http://www.sitioencantodabocaina.blogspot.com.br/