Pular para o conteúdo principal

Costa Rica, um país que conquistou a simpatia dos brasileiros

Bandeira da Costa Rica

SIGNIFICADO DO NOME, COSTA RICA
Quando descobriram a Costa Rica, os espanhóis se surpreenderam com a quantidade de joias que cobriam os nativos. E por isso deram ao país o nome que ele carrega até hoje. Os gringos não sabiam que toda aquela fartura era resultado de escambos dos costarriquenhos com os sul-americanos. Na verdade aquela costa não era rica como parecia ser. 
LOCALIZAÇÃO

A Costa Rica é um país da América Central limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar do Caribe, a sudeste pelo Panamá e a oeste pelo oceano Pacífico. É também costarriquenha a Ilha do Coco, no mesmo oceano. A capital é San José, sua independência foi homologada em 15 de setembro de 1821.
CURIOSIDADES
- A Costa Rica não possui Exercito, foi abolido no ano de 1948
- O Lema é “Vivam sempre o trabalho e a paz”
- O País está na lista das 22 democracias mais antigas do mundo
- As casas não possuem números e as ruas não possuem nomes (a identificação é feita, por exemplo, 'da casa de construções Manolo, 175 metros ao Sul, 200 ao Norte, o sobrado pintado de azul')
- O País está dividido em 7 províncias, que são subdivididas em 81 cantões (ou cidades) e essas em 463 distritos.
- A Costa Rica foi cenário do filme Jurassic Park
- A população costarriquenha adota o slogan “Pura Vida”. Se você pergunta se está tudo bem, diz um olá ou um até logo, 'pura vida!' muito provavelmente será sua resposta.

- São 290 focos vulcânicos no país.
 - A marca registrada da costa rica é a simpatia, o bom humor, a gentileza e a hospitalidade.
- O prato típico costarriquenho chama-se gallo pinto, uma mistura de arroz e feijão preto bastante condimentada com salsas e temperos locais e pequenos pedaços de pimentão.
- A Costa Rica possui uma Polícia Turística destacada apenas para cuidar dos visitantes
CLASSIFICAÇÕES                           
- Costa Rica ocupa o quinto lugar a nível mundial na classificação do Índice de Desempenho Ambiental
- Na classificação do Índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2011 a Costa Rica ficou no 44º lugar em nível mundial
- Ela ficou em segundo na América Latina, superado somente pelo México, no quesito destinos turísticos.
- Em 2010 o PNUD destacou que a Costa Rica está entre os poucos países que tem alcançado um maior desenvolvimento humano comparado com outros países ao mesmo nível de receita per capita
- Em 2012 Costa Rica ocupa o primeiro lugar no Índice do Planeta Feliz (HPI)
Mar do Caribe
TURISMO
O turismo é o principal vetor da economia costarriquenha, devido ao grande numero de atrativos naturais, como vulcões, praias e parques nacionais e reservas biológicas. A Costa Rica possui uma ampla área preservada, cerca de 25% do território nacional, que é propicia ao ecoturismo.
Além do ecoturismo, a Costa Rica possui uma ampla diversidade cultural, e um rico patrimônio de arte sacra, presente nas inúmeras igrejas. Além disso, o país possui uma rica história de colonização e desenvolvimento, retratado na arquitetura, nos inúmeros museus, na estrutura social e na memória do povo.
PRINCIPAIS ATRATIVOS
Vulcão de Poás
Vulcão Poás
O vulcão Poás é um estratovulcão situado na região central da Costa Rica. Desde 1828, foram observadas 39 erupções. Ele possui 2 crateras principais, no topo. Fica localizado no Parque Nacional Vulcão Poás, distante cerca de 40 Km de San José.
Vulcão Arenal
O vulcão Arenal está situado na Costa Rica, na província de Alajuela, com uma altitude de 1670 metros. Era considerado extinto até que em 29 de julho de 1968, às 07h30min, entrou em erupção depois de 400 anos de inatividade.
Vulcão Arenal
Desde sua última erupção, o vulcão emite de forma constante gases e vapores de água, com algumas explosões com emissão de materiais piroclásticos.
Cerro Chirripó
Cerro Chirripó





Cerro Chirripó é a montanha mais alta da Costa Rica, com 3820 metros de altitude no topo. Está localizado no Parque Nacional Chirripó, na tríplice fronteira entre San José, Cartago e Limón. Apesar de não atingir os 4000m, é a 38.ª montanha do mundo em proeminência topográfica.
Fica na Cordilheira de Talamanca. Do alto podem observar-se lagos de origem glaciar, e, em dias límpidos, consegue ver-se tanto o Oceano Pacífico como o Oceano Atlântico. Chirripó National Park.
A única forma de chegar ao cume é por uma caminhada de aproximadamente 20 km, a qual se pode realizar em aproximadamente 8 horas.
Rio Celeste
Rio Celeste
O rio Celeste é um rio que se encontra no cantão de Guatuso na província de Alajuela, na Costa Rica. Encontra-se dentro do Parque Nacional Vulcão Tenório.
A fauna que podemos encontrar na região é de saínos, veados de gola branca, manigordos e aves.
 Playas Del Coco
Playas del Coco é uma das mais antigas comunidades de praia em província de Guanacaste , Costa Rica . Esta área é também uma das áreas de maior crescimento do turismo em Costa Rica .
Playas Del Coco 
 Ele tem sido um dos destinos turísticos mais populares de ambos os cidadãos da Costa Rica locais, bem como os estrangeiros. Playas del Coco é carinhosamente chamado de "El Coco" pelos moradores ou "Coco Beach" por canadenses, americanos e europeus.
Por que ir a Costa Rica?
Esse país encantou a todos na Copa do Mundo com a sua simpatia e cordialidade, e são essas qualidades que irão envolver os turistas ao desembarcar no país.
O País cativa pela sua enorme riqueza da fauna e flora, a diversidade étnica, costumes, cultura, arquitetura, estrutura social e muitos outros aspectos.
Arenal
O que é mais interessante quando se faz uma viagem para outro país, é a oportunidade de conhecer outros estilos de vida e modos de desenvolvimento. Além disso, viajar é nutrir a mente de tudo o que o mundo pode oferecer de melhor, é poder se sentir parte da cultura do próximo e ajudar a promovê-la.
Portanto, o convite foi feito, vá à Costa Rica e desfrute do contato com a natureza e com a hospitalidade do povo costarriquenho!
INFORMAÇÕES E SERVIÇO
Museu Nacional de Costa Rica
Site do país - www.casapres.go.cr
Site de turismo do país - www.visitcostarica.com
Embaixada brasileira na Costa Rica- Paseo Colon, 100 mts Al Oeste Del Hospital Del Niños - Apartado - San José- Tel: 295-6875
Fuso horário - Três horas a menos em relação a Brasília
DDI - 506
Telefones de emergência - Central de emergências: 911
(Atende as principais instituições de emergência do país, como a Polícia, o Corpo de Bombeiros e a Cruz Vermelha Costarriquenha).
Moeda - Colón
Valor de troca - 500 colones equivalem a 1 dólar. Os preços dos produtos nos supermercados ou lojas, quando realizado o câmbio para o Real, assemelham-se aos encontrados no Brasil em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro.
Câmbio - O câmbio pode ser realizado no aeroporto ou nas agências bancárias. É possível também utilizar dólares de forma corrente e os estabelecimentos comerciais, ao receberem a moeda americana, pode dar o troco em colones, o que acaba funcionando como uma opção para câmbios de urgência.
Gorjetas - O valor das gorjetas já vem incluído na conta e é, geralmente, de 10%. Não existe a cultura de oferta de gorjetas avulsas a profissionais de bares ou hotéis.
Telefone - Os telefones fixos e os celulares funcionam bem em praticamente todas as localidades. Existe uma considerável oferta de telefones públicos, com uso de cartões. Semelhantes aos encontrados no Brasil, os cartões telefônicos costarriquenhos podem ser comprados em bancas de jornais ou nos mercadinhos, que lá são chamados de pulperías.
Segurança - O país é bastante tranquilo. Porém, é importante evitar locais pouco movimentados e escuros ou transitar sozinho a noite, principalmente nas zonas centrais da capital San José
Voltagem e tomadas - 110 volts.

Vacinas - É obrigatório tomar vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes da chegada ao país. O viajante deve atentar para a retirada do certificado internacional no ato da vacinação já que este será exigido no desembarque na Costa Rica.
Documentos- O país não exige visto para brasileiros, mas exige certificado internacional de vacina contra febre amarela. A vacina precisa ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem, em qualquer posto de saúde ou clínica particular. Esses locais fornecem o cartão nacional da vacina, que deve ser trocado pelo certificado internacional nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (anvisa.gov.br/viajante) presentes nos aeroportos.

VÍDEOS DO TURISMO DE COSTA RICA
  
REFERÊNCIAS
WIKIPEDIA. Costa Rica. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_Rica> Acesso em: 7 de julho de 2014.
WIKIPÉDIA. Turismo na Costa Rica. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_na_Costa_Rica> Acesso em: 7 de julho de 2014.
UOL, Viagem.  Preservação ecológica é um dos grandes diferenciais de Costa Rica, que já foi até cenário de 'Jurassic Park'. Disponível em < http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/costa-rica.jhtm> Acesso em: 7 de julho de 2014.

VALLE, M. Em Costa Rica o ecoturismo é levado muito a serio. Uol Viagem. Disponível em < http://viagem.uol.com.br/ultnot/2009/03/19/ult4466u538.jhtm> Acesso em: 7 de julho de 2014.

Comentários

TOP 5 do Blog

O que fazer depois que acabar a faculdade? Bacharel em Turismo

Imagem Retirada da Internet Após os três, quatro ou cinco anos de faculdade é natural que muitos ainda se perguntem o que vão fazer depois da faculdade, essa pergunta não é privilégio apenas dos futuros turismólogos, muitos e muitos outros futuros profissionais se fazem o mesmo questionamento. Mas falando dos futuros turismólogos, ao longo do curso a grade oferece uma serie de conhecimentos multidisciplinares que possuem o intuito de capacitar o profissional para os diversos meios de atuação do turismólogo. Mas a problemática se insere neste contexto. Algumas profissões como, por exemplo, licenciatura em Matemática, ou você ministra aulas ou vira pesquisador, são apenas duas opções (ou mais), de certa forma fica mais fácil de decidir, assim como biomedicina, ou você trabalha em um laboratório de analises clinicas, ou se torna professor ou se torna pesquisador. Já no turismo a realidade é inversa, em síntese temos os seguintes campos de atuação, cruzeiros, agencias de viagens

Frustrações de um Estudante de Turismo

Escolher a profissão ideal é algo realmente muito difícil, ainda mais se for à primeira escolha. Acredito que relato um sentimento próprio e um sentimento de inúmeras pessoas, quando afirmo que escolher algo que refletirá nos seus próximos anos é algo realmente perturbador. A Liberdade Expressiva. Colagem em Papel Cartão. Não vou procurar abordar o universo da escolha da profissão neste texto, mas sim abordarei a escolha de uma profissão específica, a do Turismólogo. Profissão essa recente na sociedade contemporânea, com um reconhecimento bem recente e sem regulamentação. Profissão, que muito se fala na sua importância para o planejamento do turismo em todas as suas modalidades, e, além disso, a ciência que estuda o fenômeno do turismo. Teoricamente falando, temos muito campo de atuação e mercado para suprir a mão de obra gerada, mas só teoricamente (ou talvez não). Quando se entra no curso de bacharel em turismo, um novo mundo renasce, pelas palavras de nossos professores

Nicarágua, um paraíso natural

ORIGEM DO NOME, Nicarágua Bandeira Nicarágua A origem do nome é incerta, já que o país não conta com um registro indígena, podendo-se recorrer somente às crônicas dos primeiros espanhóis. Nessas crônicas fala-se sobre o povo náhuatl que viviam entre o grande lago (chamado de Nicarágua posteriormente) e o Oceano Pacífico; a esta terra eles davam o nome de nic–atl-nahauc que significa "aqui junto a água". LOCALIZAÇÃO A Nicarágua é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador), Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua. TOP 8 CURIOSIDADES -1ª Que futebol que nada! O esporte mais popular da Nicarágua é o beisebol. -2º A bebida típica é o pinolillo, uma bebida feita com milho, cacau, canela e outros ingredientes - 3º No total, a

Os encantos e desencantos na profissão do Turismólogo

Imagem Retirada da Internet Se você já ouviu aquele discurso de que o turismo é uma fonte estrondosa para o desenvolvimento econômico, cultural e social de uma localidade, mas que no entanto, as pessoas não valorizam os turismólogos. Puxa a cadeira, vamos conversar! Acho que já me apaixonei e me desencantei pela profissão de turismólogo mais vezes do que eu posso contar. Mas, sempre sei que depois da tempestade volto a me apaixonar pelo caminho tortuoso e florescente que escolhi . O turismo é assim: você tem a certeza que está no caminho certo; no seu emprego você está conseguindo pequenas vitórias, mas,,,,,,, sempre vem alguém que não sabe nada da área, ou acha que fazer turismo é só fazer eventos, e destrói todo seu castelo de areia . Faz parte,  mas também dói.  E quando falamos de profissão doida, estamos de parabéns! Entre dores e amores vamos nos tornando mais fortes e, por incrível que pareça, é quando a gente "quebra a cara" que conseguimos ver o quão imp

O Turismo LGBT: Não são privilégios, mas sim humanidade

          Confesso que nunca fui de pesquisar muito sobre o turismo LGBT, sempre fui mais para as áreas de patrimônio, marketing e políticas públicas. Mas recentemente, tenho ouvido muito falar e, até duas semanas atrás, quando estava em um Seminário de Sociologia em Curitiba/PR, fui questionado sobre esse segmento. O que sabia sobre o segmento anteriormente é que era um novo e potencial nicho de mercado, seja nacional e principalmente internacionalmente. Entretanto, mesmo sem saber muito sobre o tema, sempre fiz uso dos serviços e atrativos para o público gay (Aaaa as baladas gays). Ai, recentemente (ontem) um amigo que estava fazendo uma pesquisa sobre o turismo LGBT me marcou em um post que trazia uma resposta de um determinado senhor a sua pesquisa. Nesta resposta, o homem dizia atrocidades, que o turismo LGBT era só uma corrente revolucionária, que queríamos privilégios, que as discussões sobre gênero são piadas e por ai vai. Pensando nisso, me questionei, será que o public