segunda-feira, 7 de julho de 2014

Costa Rica, um país que conquistou a simpatia dos brasileiros

Bandeira da Costa Rica

SIGNIFICADO DO NOME, COSTA RICA
Quando descobriram a Costa Rica, os espanhóis se surpreenderam com a quantidade de joias que cobriam os nativos. E por isso deram ao país o nome que ele carrega até hoje. Os gringos não sabiam que toda aquela fartura era resultado de escambos dos costarriquenhos com os sul-americanos. Na verdade aquela costa não era rica como parecia ser. 
LOCALIZAÇÃO

A Costa Rica é um país da América Central limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar do Caribe, a sudeste pelo Panamá e a oeste pelo oceano Pacífico. É também costarriquenha a Ilha do Coco, no mesmo oceano. A capital é San José, sua independência foi homologada em 15 de setembro de 1821.
CURIOSIDADES
- A Costa Rica não possui Exercito, foi abolido no ano de 1948
- O Lema é “Vivam sempre o trabalho e a paz”
- O País está na lista das 22 democracias mais antigas do mundo
- As casas não possuem números e as ruas não possuem nomes (a identificação é feita, por exemplo, 'da casa de construções Manolo, 175 metros ao Sul, 200 ao Norte, o sobrado pintado de azul')
- O País está dividido em 7 províncias, que são subdivididas em 81 cantões (ou cidades) e essas em 463 distritos.
- A Costa Rica foi cenário do filme Jurassic Park
- A população costarriquenha adota o slogan “Pura Vida”. Se você pergunta se está tudo bem, diz um olá ou um até logo, 'pura vida!' muito provavelmente será sua resposta.

- São 290 focos vulcânicos no país.
 - A marca registrada da costa rica é a simpatia, o bom humor, a gentileza e a hospitalidade.
- O prato típico costarriquenho chama-se gallo pinto, uma mistura de arroz e feijão preto bastante condimentada com salsas e temperos locais e pequenos pedaços de pimentão.
- A Costa Rica possui uma Polícia Turística destacada apenas para cuidar dos visitantes
CLASSIFICAÇÕES                           
- Costa Rica ocupa o quinto lugar a nível mundial na classificação do Índice de Desempenho Ambiental
- Na classificação do Índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2011 a Costa Rica ficou no 44º lugar em nível mundial
- Ela ficou em segundo na América Latina, superado somente pelo México, no quesito destinos turísticos.
- Em 2010 o PNUD destacou que a Costa Rica está entre os poucos países que tem alcançado um maior desenvolvimento humano comparado com outros países ao mesmo nível de receita per capita
- Em 2012 Costa Rica ocupa o primeiro lugar no Índice do Planeta Feliz (HPI)
Mar do Caribe
TURISMO
O turismo é o principal vetor da economia costarriquenha, devido ao grande numero de atrativos naturais, como vulcões, praias e parques nacionais e reservas biológicas. A Costa Rica possui uma ampla área preservada, cerca de 25% do território nacional, que é propicia ao ecoturismo.
Além do ecoturismo, a Costa Rica possui uma ampla diversidade cultural, e um rico patrimônio de arte sacra, presente nas inúmeras igrejas. Além disso, o país possui uma rica história de colonização e desenvolvimento, retratado na arquitetura, nos inúmeros museus, na estrutura social e na memória do povo.
PRINCIPAIS ATRATIVOS
Vulcão de Poás
Vulcão Poás
O vulcão Poás é um estratovulcão situado na região central da Costa Rica. Desde 1828, foram observadas 39 erupções. Ele possui 2 crateras principais, no topo. Fica localizado no Parque Nacional Vulcão Poás, distante cerca de 40 Km de San José.
Vulcão Arenal
O vulcão Arenal está situado na Costa Rica, na província de Alajuela, com uma altitude de 1670 metros. Era considerado extinto até que em 29 de julho de 1968, às 07h30min, entrou em erupção depois de 400 anos de inatividade.
Vulcão Arenal
Desde sua última erupção, o vulcão emite de forma constante gases e vapores de água, com algumas explosões com emissão de materiais piroclásticos.
Cerro Chirripó
Cerro Chirripó





Cerro Chirripó é a montanha mais alta da Costa Rica, com 3820 metros de altitude no topo. Está localizado no Parque Nacional Chirripó, na tríplice fronteira entre San José, Cartago e Limón. Apesar de não atingir os 4000m, é a 38.ª montanha do mundo em proeminência topográfica.
Fica na Cordilheira de Talamanca. Do alto podem observar-se lagos de origem glaciar, e, em dias límpidos, consegue ver-se tanto o Oceano Pacífico como o Oceano Atlântico. Chirripó National Park.
A única forma de chegar ao cume é por uma caminhada de aproximadamente 20 km, a qual se pode realizar em aproximadamente 8 horas.
Rio Celeste
Rio Celeste
O rio Celeste é um rio que se encontra no cantão de Guatuso na província de Alajuela, na Costa Rica. Encontra-se dentro do Parque Nacional Vulcão Tenório.
A fauna que podemos encontrar na região é de saínos, veados de gola branca, manigordos e aves.
 Playas Del Coco
Playas del Coco é uma das mais antigas comunidades de praia em província de Guanacaste , Costa Rica . Esta área é também uma das áreas de maior crescimento do turismo em Costa Rica .
Playas Del Coco 
 Ele tem sido um dos destinos turísticos mais populares de ambos os cidadãos da Costa Rica locais, bem como os estrangeiros. Playas del Coco é carinhosamente chamado de "El Coco" pelos moradores ou "Coco Beach" por canadenses, americanos e europeus.
Por que ir a Costa Rica?
Esse país encantou a todos na Copa do Mundo com a sua simpatia e cordialidade, e são essas qualidades que irão envolver os turistas ao desembarcar no país.
O País cativa pela sua enorme riqueza da fauna e flora, a diversidade étnica, costumes, cultura, arquitetura, estrutura social e muitos outros aspectos.
Arenal
O que é mais interessante quando se faz uma viagem para outro país, é a oportunidade de conhecer outros estilos de vida e modos de desenvolvimento. Além disso, viajar é nutrir a mente de tudo o que o mundo pode oferecer de melhor, é poder se sentir parte da cultura do próximo e ajudar a promovê-la.
Portanto, o convite foi feito, vá à Costa Rica e desfrute do contato com a natureza e com a hospitalidade do povo costarriquenho!
INFORMAÇÕES E SERVIÇO
Museu Nacional de Costa Rica
Site do país - www.casapres.go.cr
Site de turismo do país - www.visitcostarica.com
Embaixada brasileira na Costa Rica- Paseo Colon, 100 mts Al Oeste Del Hospital Del Niños - Apartado - San José- Tel: 295-6875
Fuso horário - Três horas a menos em relação a Brasília
DDI - 506
Telefones de emergência - Central de emergências: 911
(Atende as principais instituições de emergência do país, como a Polícia, o Corpo de Bombeiros e a Cruz Vermelha Costarriquenha).
Moeda - Colón
Valor de troca - 500 colones equivalem a 1 dólar. Os preços dos produtos nos supermercados ou lojas, quando realizado o câmbio para o Real, assemelham-se aos encontrados no Brasil em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro.
Câmbio - O câmbio pode ser realizado no aeroporto ou nas agências bancárias. É possível também utilizar dólares de forma corrente e os estabelecimentos comerciais, ao receberem a moeda americana, pode dar o troco em colones, o que acaba funcionando como uma opção para câmbios de urgência.
Gorjetas - O valor das gorjetas já vem incluído na conta e é, geralmente, de 10%. Não existe a cultura de oferta de gorjetas avulsas a profissionais de bares ou hotéis.
Telefone - Os telefones fixos e os celulares funcionam bem em praticamente todas as localidades. Existe uma considerável oferta de telefones públicos, com uso de cartões. Semelhantes aos encontrados no Brasil, os cartões telefônicos costarriquenhos podem ser comprados em bancas de jornais ou nos mercadinhos, que lá são chamados de pulperías.
Segurança - O país é bastante tranquilo. Porém, é importante evitar locais pouco movimentados e escuros ou transitar sozinho a noite, principalmente nas zonas centrais da capital San José
Voltagem e tomadas - 110 volts.

Vacinas - É obrigatório tomar vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes da chegada ao país. O viajante deve atentar para a retirada do certificado internacional no ato da vacinação já que este será exigido no desembarque na Costa Rica.
Documentos- O país não exige visto para brasileiros, mas exige certificado internacional de vacina contra febre amarela. A vacina precisa ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem, em qualquer posto de saúde ou clínica particular. Esses locais fornecem o cartão nacional da vacina, que deve ser trocado pelo certificado internacional nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (anvisa.gov.br/viajante) presentes nos aeroportos.

VÍDEOS DO TURISMO DE COSTA RICA
  
REFERÊNCIAS
WIKIPEDIA. Costa Rica. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_Rica> Acesso em: 7 de julho de 2014.
WIKIPÉDIA. Turismo na Costa Rica. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_na_Costa_Rica> Acesso em: 7 de julho de 2014.
UOL, Viagem.  Preservação ecológica é um dos grandes diferenciais de Costa Rica, que já foi até cenário de 'Jurassic Park'. Disponível em < http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/costa-rica.jhtm> Acesso em: 7 de julho de 2014.

VALLE, M. Em Costa Rica o ecoturismo é levado muito a serio. Uol Viagem. Disponível em < http://viagem.uol.com.br/ultnot/2009/03/19/ult4466u538.jhtm> Acesso em: 7 de julho de 2014.