sexta-feira, 11 de julho de 2014

Arte e Turismo- Museu Casa Portinari

QUEM FOI?
Cândido Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956,1 e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
OBRAS
Entre suas obras mais prestigiadas e famosas, destacam-se os painéis Guerra e Paz (1953-1956)
Guerra e Paz
, que foram presenteados em 1956 à sede da ONU de Nova Iorque. Na época, as autoridades dos Estados Unidos não permitiram a ida de Portinari para a inauguração dos murais, devido às ligações do artista com o Partido Comunista Brasileiro. Antes de seguirem aos EUA, o empresário e mecenas ítalo-brasileiro Ciccillo Matarazzo tentou trazer os paineis para São Paulo, terra natal de Portinari, para apresentá-las ao público. Porém, isto não foi possível.Somente em novembro de 2010, depois de 53 anos, os paineis voltaram ao Brasil e, finalmente, foram exibidos, em 2010, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e, em 2012, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Os Retirantes
As telas Meninos e piões e Favela são parte do acervo permanente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Seu maior acervo sacro, entre pinturas e afrescos, está exposto na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, centro da cidade de Batatais, interior de São Paulo, situada a 16 quilômetros de sua cidade natal, Brodowski.
Outras pinturas conhecidas de Portinari são:
-Colhedores de Café;
-Mestiço;
-O Lavrador de Café;
-O Sapateiro de Brodowski;
-Menino com Pião;
-Lavadeiras;
-Grupos de Meninas Brincando;
-Cena Rural;
O Lavrador de Café
-A Primeira Missa no Brasil;
-São Francisco de Assis;
-Tiradentes;
-Ceia;
-Os Retirantes;
-Pipa.
-Vila Santa Izabel.
-Mariana Xavier
CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS
Em suas obras, o pintor conseguiu retratar questões sociais sem desagradar ao governo e aproximou-se da arte moderna européia sem perder a admiração do grande público. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, sem, contudo, se distanciar totalmente da arte figurativa e das tradições da pintura. O resultado é uma arte de características modernas
Primeira Missa no Brasil
MUSEU A CASA DE PORTINARI
O Museu Casa de Portinari está localizado na cidade de Brodowski , interior do Estado de São Paulo, na casa em que Candido Portinari  morou na infância e juventude, e retornava sempre para passar temporadas com a família e amigos. Nele se encontram várias obras do pintor, principalmente trabalhos em pintura mural, com as técnicas de afresco e têmpera. Ele ainda abriga objetos de uso pessoal,
mobiliário e utensílios da família do artista, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições. O museu fica na Praça Candido Portinari, número 298 – Centro  .
O Museu Casa de Portinari na qualidade de um dos principais centros de referência sobre o artista apresenta salas de exposição com diversas facetas importantes de sua carreira: “O Desenho na Obra de Portinari”, “O Poeta Portinari” e “O Político Portinari”
O museu em si é considerado parte do acervo, por causa dos murais pintados em suas paredes. A temática das obras é predominantemente sacra, exceto as primeiras experiências do artista neste gênero. O acervo também contempla uma coleção de desenhos, linguagem expressiva e significativa na produção de Candido Portinari, presente em todos os momentos de sua carreira.
Além disso, a casa foi conservada com os móveis da época do artista. No quarto estão objetos biográficos e, em seu ateliê, cômodo da casa especialmente adaptado ao trabalho do artista, pincéis, tintas, e outros instrumentos. Há também material de pesquisa sobre o pintor como revistas, jornais, livros e vídeos.
MASP- EXPOSIÇÃO SÉRIES BIBLÍCAS E RETIRANTES
O Museu de Arte de São Paulo está com uma exposição com algumas obras de Cândido Portinari.
Ressurreição de Lazaro
O intuito da exposição é evidenciar os fatores que levaram o pintor a ser reconhecido como um dos melhores do Brasil.
Sendo assim, a partir de agora, além de o visitante poder admirar as obras do acervo do MASP, ele também terá a oportunidade de mergulhar na arte brasileira, em especial nos traços e cores de Cândido Portinari.
ARTE E TURISMO-Museu a Casa de Portinari
Meninos Brincando
Agora a história e as obras de Cândido Portinari estão disponíveis no interior e na capital, sendo assim não existem desculpas para não conhecer esse ilustre artista brasileiro.
É visto que Portinari foi um dos grandes nomes de destaque no século XX, assim como no Brasil como no Mundo. O que é mais interessante que esse pintor possuí prestígio até os dias atuais, e o mais interessante ainda é que as novas gerações, se conhecem, conhecem apenas 3 quadros pintados por  ele.
Acredito que é essa defasagem na educação, que faz o Brasil ser conhecido mundialmente pelo país do futebol, do samba e da mulher bonita. Pois se as novas gerações conhecessem quem foram os grandes nomes do passado na história brasileira, talvez o que seria lembrado quando fosse falado Brasil, seria a terra dos grandes compositores, dos grandes artistas, dos grandes pintores e outros nomes.
Mestiço
Porem a realidade não é essa, o Brasil possui um patrimônio material e imaterial riquíssimo, prontinho para ser transmitido. E como já mencionei em outras postagens, essa deve ser uma das missões do turismo, a missão de transmitir, perpetuar e preservar tais valores e traços culturais.
Portanto, faço o convite, visite o Museu a Casa de Portinari e também a Exposição Séries Bíblicas e Retirantes, no MASP, e mergulhe na arte puramente BRASILEIRA e desfrute de tudo o que ela tem a oferecer.
FRASES DE CÂNDIDO PORTINARI
Menino com Pião
“O alvo da minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio. Porém, um meio indispensável.”
          “Quando comecei a pintar, senti que devia fazer minha gente (...) Depois desviaram-me e comecei a tatear e a pintar tudo de cor.”

Conheça o Museu Casa de Portinari: http://museucasadeportinari.org.br/#
Conheça sobre a vida de Cândido Portinari: http://museucasadeportinari.org.br/candido-portinari/a-vida
REFERÊNCIAS
CAFÉ
PORTINARI, Museu Casa de. Vida. Disponível em <http://museucasadeportin ari.org.br/candido-portinari/a-vida> Acesso em: 11 de julho de 2014.
MASP.Candido Portinari. Disponível em <http://masp.art.br/masp2010/ex posicoes_integra.php?id=170&periodo_menu=> Acesso em: 11 de julho de 2014.
WIKIPEDIA. Cândido Portinari. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Candido_Portinari> Acesso em: 11 de julho de 2014

WIKIPÉDIA. Museu Casa de Portinari. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Casa_de_Portinari> Acesso em: 11 de julho de 2014.

VIDEOS