sexta-feira, 4 de julho de 2014

Diário de Viagem- Catavento- Cultural e Educacional

O Catavento- Cultural e Educacional de São Paulo, está situado no Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro II, entre as avenidas Mercúrio e a do Estado, bem perto do Mercado Municipal.
BREVE HISTÓRIA
O esplêndido prédio que é o Catavento foi construído durante 13 anos, entre 1911 e 1924.
Foi idealizado como Palácio das Indústrias, nome que na época incluía também a agricultura e a pecuária, como local de exposições, pois São Paulo já despontava como centro de produção. A Represa Billings proporcionaria a energia elétrica que iria movimentar a famosa indústria paulista. (CATAVENTO, 2014)
Palácio das Industrias
Aproveitando a enorme área disponível com a retificação do Tamanduateí, foi construído pelo Escritório Ramos de Azevedo, responsável, por exemplo, pelo Teatro Municipal. Tem estrutura metálica importada no seu prédio principal, que é bem visível no sótão. Utiliza tijolo aparente como principal acabamento e tem inúmeros elementos decorativos, uns ligados à produção, como touros, e outros não, como cachorros, e seteiras em vários cumes de muradas.  Agregaram-se um verdadeiro claustro, e, depois, uma longa galeria, com dois anexos mantendo uma certa semelhança de estilo. Tem um excepcional porão, que encanta os que o visitam. A área total, incluindo varandas cobertas, é de cerca de 8 000m².
Foi Palácio de Exposições, mas com o desenvolvimento acelerado de São Paulo, passou a outros usos, como delegacia de polícia, com prisões no claustro, Assembléia Legislativa e sede da Prefeitura de São Paulo.
Para grande alegria e aproveitamento da população, o Governo do Estado de São Paulo o dedicou ao Catavento, um fim nobre e apropriado. Retorna assim à sua finalidade original, exposições. A adaptação do prédio respeitou o tombamento integralmente. ( CATAVENTO, 2014)

A VISITA.
O Catavento é um local onde o  adulto se torna criança, e além de se encantar, ele volta a aprender brincando. O encanto começa logo na chega, pois é possível ver uma exposição de locomotivas e meios de transportes antigos, assim como os tílburis, maquinas a vapor e um avião.
Ainda do lado de fora é possível admirar a bela fonte e a espetacular arquitetura do Palácio das Indústrias, e se divertir com algumas atrações.
E assim que se entra no Catavento a magia se torna mais intensa, o ambiente é tão envolvente que é possível acreditar que naquele espaço tudo é possível, e que em cada experimento existe uma surpresa nova.


Vida
O espaço é dividido em 4 seções:  Universo- Vida- Engenho e Sociedade. Todos recheados de novidades prontas para serem exploradas.
Para facilitar o entendimento de alguns experimentos, existe uma grande equipe de monitores em cada seção, porém é necessário solicitá-los, pois assim se entenderá melhor e a estada será mais proveitosa.
Universo



Ir ao catavento é voltar com uma bagagem enorme de conhecimento e de novas ideias, é voltar para casa encantado com o ambiente, mas em especial com tudo o que ele mostra que está ao nosso redor, e muitas vezes não damos a devida atenção.
Emgenho


Borboletário






Sem duvidas o passeio entretém crianças, adolescentes, adultos e idosos. E o que garante esse entretenimento é o ambiente lúdico, a belíssima arquitetura, e a oportunidade de interagir com tudo que está exposto, oportunizando dessa forma uma maior assimilação.
Além de visitantes o espaço recebe inúmeros grupos de alunos, principalmente crianças, que vêm com o intuito de aprender de uma forma dinâmica e divertida.
 Então a visita ao Catavento garantirá um grande aprendizado. Ele funciona de terça a domingo, das 9h as 17h, possui estacionamento, e a entrada é R$: 6,00, e estudantes pagam R$:3,00, para grupos é necessário agendar com antecedência.
REFERÊNCIAS
CATAVENTO, C. E. Informação sobre o Palácio das Indústrias. Disponível em <http://www.cataventocultural.org.br/inf_palacio> Acesso em: 4 de julho dede 2014.
CATAVENTO, C. E. Visitação. Disponível em < http://www.cataventocultural.org.br/vis_esp> Acesso em: 4 de julho de 2014.

CATAVENTO, C. E . Nossas 4 seções. Disponível em <http://www.cataventocultural.org.br/listainst> Acesso em: 4 de julho de 2014.



*clique nas fotos para ampliar.