quinta-feira, 17 de julho de 2014

À Procura do Aniversariante- Revista Bragantina On Line

Capa da Revista
No dia 16 de julho foi publicado a minha coluna na Revista Bragantina On Line, que esse mês trouxe o titulo " À Procura do Aniversariante", ela trata da festa de São João Batista da Estância Turística de Joanópolis, que vem sofrendo forte descaracterização cultural.
Acompanhe a coluna:

À Procura do Aniversariante
A tão deslumbrante Joia da Mantiqueira comemorou os seus 136 anos e é claro que uma boa festa não poderia faltar. Neste ano foram sete dias de festejos, recheados com mais de oitenta apresentações, distribuídas em três palcos e o calçadão, bem como inúmeras barracas de insumos e artigos, parque de diversões, duas ruas temáticas e outras atrações. (JOANÓPOLIS, 2014)
É visto que a estância recebe em todos os fins de semana um grande fluxo de turistas, devido às suas belezas naturais e seus quitutes, mas o que principalmente atrai os turistas nessa época é a comemoração do aniversário.
Sem duvidas, a comemoração é a maior da região, além de ser a festa mais esperada pelos moradores, ela também atrai mais e mais turistas a cada ano. O intrigante é que a festa é tradicionalmente conhecida como a Festa de São João Batista, que é o padroeiro da cidade.
Fragmento da Revista
Torna-se intrigante pelo fato de que muitos que vêm à Joanópolis nessa data só sabem que está sendo comemorado o seu aniversário, sendo que reforça ainda mais essa ideia é o fato do cartaz do evento não conter a informação dos festejos ao padroeiro.
E se for analisado a estrutura dos festejos dos últimos anos, veremos que não está sobrando espaço para o saudoso São João Batista. Apesar dessa perda de espaço, o que é mais questionador é o fato da identidade e do real motivo da comemoração estar se perdendo no tempo, e restando apenas na cabeça dos idosos e dos curiosos.
Com a perda dessa identidade, provavelmente as futuras gerações pouco se preocuparão em tentar resgatar esses costumes e empregar nos festejos novamente. E com isso, o verdadeiro intuito da comemoração será o aniversário da cidade.
Festa de São João
Do ponto de vista Cultural e do Turismo, esse é um caso bem alarmante. Existe uma história por trás do aniversário da cidade, como, por exemplo, o fato de que a cidade nasceu de uma festa ou o significado do nome Joanópolis, que é cidade de João, devido ao seu padroeiro (JOANÓPOLIS, 2014).
A história das origens e os fatos que ocorreram no passado devem estar presentes no imaginário de cada morador e ser apresentado aos turistas, pois só assim será possível entender o presente e preservar o futuro.
Tais medidas são simples de serem alcançadas, porém requerem tempo e esforço. É visível que tudo que sabemos e compreendemos é antecessor ao presente, portanto, acredito que para fundar uma sociedade que valorize a sua cultura, o primeiro passo é inserir a cultura na escola.
Dessa forma, o adulto irá ser um sujeito que valoriza a sua cultura, respeita e acolhe as outras culturas, e assim esse hábito passará de geração em geração. Quando um município possui pessoas com essas características ele só tem a prosperar e a encantar aos demais.
Rua da Festa
Se essa didática fosse utilizada, provavelmente, a festa dos 136 anos da Estância Turística de Joanópolis teria outra configuração. Talvez, uma festa voltada ao Padroeiro, com danças típicas, feitas pelas escolas municipais e pelos munícipes, barracas, brincadeiras e músicas típicas e tradicionais dessa data.
E como sempre teremos público que irá vir para contemplar essas apresentações e festejar, assim como existe público nas festas típicas do Nordeste ou em qualquer outra parte do mundo. O que irá mudar são o intuito e o motivo dos festejos, e também haverá uma ampla valorização e disseminação cultural, tanto para os turistas como para os munícipes.
Rua Caipira
A valorização cultural se faz ainda mais necessária nos dias atuas, pois a globalização implica em um contato intenso com outros tipos de culturas, e isso pode acarretar na degradação cultural, que pode ser visto na ofensiva invasão da cultura americana na cultura brasileira e mundial.
Portanto, mesmo que a Festa do Aniversário da Cidade esteja em um ambiente micro, comparada ao Brasil, existe uma oportunidade de tornar essa festividade em um exemplo para as outras cidades e estados, e dessa forma atrair ainda mais turistas, que virão com o intuito sustentável e apreciador.

Referências
JOANÓPOLIS, Prefeitura de. A Cidade. Disponível em: http://www.joanopolis.sp.gov.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=111. Acesso em: 30 Junho 2014.

JOANÓPOLIS, Prefeitura de. Programação da festa de aniversário de Joanópolis. Disponível em: http://www.joanopolis.sp.gov.br/site/index.php?option=com_content%20&view=article&id=802:12-06-2014-programacao-da-festa-de-aniversario-de-joanopolis&catid=57&Itemid=123. Acesso em: 30 Junho 2014
Ainda nessa edição foi publicado o artigo que já postei no blog, "Uma estância sem água e sem turistas"

Acompanhe a Revista Bragantina On line: https://sites.google.com/site/revistabragantinaonline/
Acompanhe a postagem "Uma estância sem água e sem turistas: http://aartedoturismo.blogspot.com.br/2014/06/uma-estancia-sem-agua-e-sem-turistas-o.html


Aguardem as Próximas Edições!