terça-feira, 10 de junho de 2014

Turismo Morbido

Memorial 11 de Setembro- Foto Shutterstock
Esse nome pode ser estranho e até curioso, porem essa modalidade de turismo é um pouco peculiar e mesmo assim vem crescendo muito nos últimos anos.
O Turismo Morbido pode ser conhecido como Turismo Sombrio,  Turismo Necrófilo e muitos outros nomes e variações. Através desses nomes já podemos ter uma ideia desse turismo, que é basicamente a visita a lugares que ocorreram tragedias humanas.
Segundo o Dicionário, Turismo Morbido ou Necrófilo se entende por: Pessoas que visitam locais relacionados a mortes e desastres 
Corpos de Pompeia e Herculano
Um exemplo disso, é os campos de concentração nazistas, um local que ocorreu algum acidente nuclear, Pompeia e Herculano (que as pessoas foram soterradas pelas cinzas do Vesúvio), locais que sofreram ataques terroristas (como a visita ao local das Torres Gêmeas, em New York), cemitérios e outros locais que possuem essas características.
Esse desejo de conhecer esses locais pode parecer estranho, porem o objetivo principal desses passeios é criar uma consciência do fato que ocorreu, no contexto histórico, e buscar sensibilizar os turistas de que quais foram os fatores para ocorrência de tal desastre.
Portanto, seria uma aula prática de história, pois você estaria no local que é tão mencionado nos livros. Mas é claro que muitos turistas vão a esses locais por outras finalidades.

Campo de Concentração Polônia- Foto Shutterstock
Referências :
TERRA. Turismo sombrio leva viajantes a memórias de tragedias. Terra Disponível em <http://economia.terra.com.br/operacoes-cambiais/para-sua-viagem/turismo-sombrio-leva-viajantes-a-memoriais-de-tragedias,4693a377974be310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html> Publicado em: 20 de maio de 2013.