terça-feira, 3 de junho de 2014

Transmissão Cultural- Festa do Divino

Hoje em especial venho tratar da transmissão de valores culturais que ocorre a Cavalgada do Divino Espirito Santo, na Estância Turística de Joanópolis, estado de São Paulo.
Há alguns anos é realizado no município essa cavalgada, ela se estende por 7 domingos, começando após a pascoa. Na cavalgada são realizadas orações ao Divino Espirito Santo pedindo bençãos e pedindo graças os seus 7 dons, em todos os pousos, e também existe a degustação de um prato bem tipico, o afogado, que é oferecido ao publico pela casa ou fazenda acolhedora.
Na cavalgada esta presente a corte real, que relembra a origem da celebração que é de Portugal. E em Joanópolis/SP essa corte é composta, geralmente, por crianças. 
Senso assim se torna interessante inserir as crianças na festividade, pois só assim será possivel perpetuar a execução da festividade, e alem disso será possivel preservar a cultura e ainda resgatar as raízes tradicionais.
Corte- Cavalgada do Divino Espirito Santo, Joanópolis/SP

É essa inserção e valorização que a cultura precisa, e em especial a cultura brasileira, pois é necessário buscar meios de inserir e fazer com que as novas gerações tenham o prazer de conhecer os costumes antigos e assim oportunizar a elas o contato com as suas origens.

 Cavalgada do Divino Espirito Santo, Joanópolis/SP
Essa relação, além de ser um excelente marco cultural, é também um enorme vetor fomentador do turismo cultural, isso pelo fato de que desse modo as culturas não cairão no esquecimento e no anonimato. E o turismo como atividade econômica pode ajudar a estimular essas ações e iniciativas de apoio a inclusão de jovens e crianças na cultura, e ajudar a dar uma maior visualização a essas manifestações culturais.