Pular para o conteúdo principal

Ritmo de Festa! 1 ano de Blog.

Aula de Alimentos e Bebidas- Hospedagem
Há exatamente um ano nascia o Blog A Arte do Turismo e da Hotelaria. Primeiramente ele nasceu com o intuito de ser uma espécie de diário do curso técnico de Hospedagem da ETEC “Prof. Carmine Biagio Tundise”, de Atibaia/SP, e assim foi por alguns meses.
Até que um dia, eu consegui preitear uma vaga de estagiário na Secretária de Turismo, Esportes e Eventos, na Estância Turística de Joanópolis, e a partir disso começo a postar sobre os assuntos que estavam envolvidos no trabalho, assim como visitas, reuniões, eventos, passeios, congressos, feiras e outros temas.
Visita a Campos do Jordão
O Blog começava a prosperar, abordei nessa época todos os assuntos que eram pertinentes ao turismo e a hotelaria. E no começo desse ano (Fevereiro de 2014) ingresso no curso de Bacharel em Turismo, pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Campus de Rosana.
Com o ingresso na universidade, saio da Prefeitura e concluo o curso técnico em Hospedagem, e me mudo da minha cidade natal, Joanópolis/SP, para uma nova vida no município de Rosana/SP, e é nesse momento que o blog passa por algumas alterações e evoluções.
UNESP- TURISMO

No começo da graduação não tinha muito tempo para escrever e postar informações no blog, devido à drástica mudança de hábitos. Porém sentia a necessidade de relatar essa nova etapa, e no dia 15 de Fevereiro, o Blog ganha uma página no Facebook.
Além de ganhar um novo espaço, o blog adquire uma nova configuração, como por exemplo, com a criação de um logotipo, com o intuito de solidificar a marca e atrair novos leitores e seguidores.
O Papel do Turismólgo
Os meses foram passando, eu alimentava o blog e a pagina esporadicamente e vi que o Blog poderia crescer ainda mais e ganhar espaço nas mídias, foi com esse intuito que no mês de abril o Blog ganha duas colunas, uma no Jornal O Registro e outra na Revista Bragantina On Line.
O verdadeiro motivo que me levou a expandir o blog para outras mídias foi fato do desconhecimento que muitas pessoas têm do profissional e a profissão do turismólogo, em virtude disso a primeira coluna teve como titulo “O Papel do Turismólogo”.
Revista Bragantina On Line
Todos os meses são publicados a coluna A Arte do Turismo e da Hotelaria. Após eu ter escrito sobre o papel do turismólogo, comecei a dissertar sobre a profissão, comentado sobre os impactos, campo de atuação, curiosidades e outros temas, sempre com o intuito de passar ao leitor uma versão imparcial dos fatos, objetivando estimular a sede por mais informações.
E como já esperado, o blog explodiu, consegui alcançar varias visualizações na página, e acima de tudo o consentimento da existência do blog e de um grupo de profissionais chamados de Turismólogos.
Hoje utilizo o Blog e a página do Facebook para postar sobre viagens, artigos, curiosidades, novidades e outras coisas. Porém, as postagens de agora se diferem das anteriores, pois nesse momento pauto na formulação de ideias e na preservação desses pensamentos livres, tenho como intuito abordar temas com uma visão diferenciada.
Atualmente o blog possui 66 postagens e mais de 4000 visualizações, já a página do facebook possui cerca de 200 curtir e por semana a suas publicações são visualizadas por cerca de 1100 pessoas. Também temos visualizações e seguidores no Twitter, no Pinterest, no Google e no LinkedIn.  
E, além disso, temos as duas colunas, uma no Jornal o Registro. que engloba todo o Sul de Minas e Região Bragantina, cerca de 16 cidades e com uma tiragem de 12 mil exemplares por mês, e é considerado o maior jornal da região, e outra na revista Bragantina On Line, que engloba toda região bragantina e possui inúmeros leitores de varias localidades do Brasil.
Todo esse crescimento mostra que é possível fazer que seus sonhos se tornem realidade, e que é de um simples ato que grandes coisas acontecem. Pretendo desenvolver ainda mais o blog, esse foi apenas o primeiro ano de evolução, muitos ainda virão e o blog só crescerá e aprimorará as suas postagens.

Gostaria de Agradecer á todos que acompanham o blog e a pagina no facebook, sejam os do começo ou os novos, quero que sejam todos bem vindos.
É por causa de vocês que realizo esse trabalho, e quanto mais leitores e interessados, mais me sinto motivado a pesquisar e oferecer o melhor.
 Obrigado por estar junto nessa caminhada, e vamos seguir em frente!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nicarágua, um paraíso natural

ORIGEM DO NOME, Nicarágua A origem do nome é incerta, já que o país não conta com um registro indígena, podendo-se recorrer somente às crônicas dos primeiros espanhóis. Nessas crônicas fala-se sobre o povo náhuatl que viviam entre o grande lago (chamado de Nicarágua posteriormente) e o Oceano Pacífico; a esta terra eles davam o nome de nic–atl-nahauc que significa "aqui junto a água".



LOCALIZAÇÃO A Nicarágua é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador), Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua. TOP 8 CURIOSIDADES -1ª Que futebol que nada! O esporte mais popular da Nicarágua é o beisebol. -2º A bebida típica é o pinolillo, uma bebida feita com milho, cacau, canela e outros ingredientes - 3º No total, a Nicarágua possui nove grandes lagos. Não é sem …

O que fazer depois que acabar a faculdade? Bacharel em Turismo

Após os três, quatro ou cinco anos de faculdade é natural que muitos ainda se perguntem o que vão fazer depois da faculdade, essa pergunta não é privilégio apenas dos futuros turismólogos, muitos e muitos outros futuros profissionais se fazem o mesmo questionamento. Mas falando dos futuros turismólogos, ao longo do curso a grade oferece uma serie de conhecimentos multidisciplinares que possuem o intuito de capacitar o profissional para os diversos meios de atuação do turismólogo. Mas a problemática se insere neste contexto. Algumas profissões como, por exemplo, licenciatura em Matemática, ou você ministra aulas ou vira pesquisador, são apenas duas opções (ou mais), de certa forma fica mais fácil de decidir, assim como biomedicina, ou você trabalha em um laboratório de analises clinicas, ou se torna professor ou se torna pesquisador. Já no turismo a realidade é inversa, em síntese temos os seguintes campos de atuação, cruzeiros, agencias de viagens, docente, poder publico, eventos, hotela…

O Folclore e o Turismo

Mas o que significa e o que é Folclore? Folclore é o conjunto de crenças, superstições, lendas, festas e costumes de um povo passado de geração em geração. A palavra Folclore vem do inglês pela junção das palavras folk (povo) e lore(sabedoria popular) significando sabedoria do povo. O Folclore no Brasil só começou a receber atenção da elite na metade do século XIX, durante o Romantismo. Naquela época, a cultura popular crescia na Europa e Estados Unidos e, baseados nesse interesse, estudiosos brasileiros como Celso de Magalhães e Sílvio Romero pesquisaram as manifestações folclóricas nativas e publicaram estudos. (FOLCLORE, 2010) Você sabia que o Folclore é protegido por lei? Isso mesmo, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nos artigos 216 e 215, que relatam sobre o patrimônio cultural brasileiro: “os bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasilei…