sábado, 28 de junho de 2014

Ritmo de Festa! 1 ano de Blog.

Aula de Alimentos e Bebidas- Hospedagem
Há exatamente um ano nascia o Blog A Arte do Turismo e da Hotelaria. Primeiramente ele nasceu com o intuito de ser uma espécie de diário do curso técnico de Hospedagem da ETEC “Prof. Carmine Biagio Tundise”, de Atibaia/SP, e assim foi por alguns meses.
Até que um dia, eu consegui preitear uma vaga de estagiário na Secretária de Turismo, Esportes e Eventos, na Estância Turística de Joanópolis, e a partir disso começo a postar sobre os assuntos que estavam envolvidos no trabalho, assim como visitas, reuniões, eventos, passeios, congressos, feiras e outros temas.
Visita a Campos do Jordão
O Blog começava a prosperar, abordei nessa época todos os assuntos que eram pertinentes ao turismo e a hotelaria. E no começo desse ano (Fevereiro de 2014) ingresso no curso de Bacharel em Turismo, pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Campus de Rosana.
Com o ingresso na universidade, saio da Prefeitura e concluo o curso técnico em Hospedagem, e me mudo da minha cidade natal, Joanópolis/SP, para uma nova vida no município de Rosana/SP, e é nesse momento que o blog passa por algumas alterações e evoluções.
UNESP- TURISMO

No começo da graduação não tinha muito tempo para escrever e postar informações no blog, devido à drástica mudança de hábitos. Porém sentia a necessidade de relatar essa nova etapa, e no dia 15 de Fevereiro, o Blog ganha uma página no Facebook.
Além de ganhar um novo espaço, o blog adquire uma nova configuração, como por exemplo, com a criação de um logotipo, com o intuito de solidificar a marca e atrair novos leitores e seguidores.
O Papel do Turismólgo
Os meses foram passando, eu alimentava o blog e a pagina esporadicamente e vi que o Blog poderia crescer ainda mais e ganhar espaço nas mídias, foi com esse intuito que no mês de abril o Blog ganha duas colunas, uma no Jornal O Registro e outra na Revista Bragantina On Line.
O verdadeiro motivo que me levou a expandir o blog para outras mídias foi fato do desconhecimento que muitas pessoas têm do profissional e a profissão do turismólogo, em virtude disso a primeira coluna teve como titulo “O Papel do Turismólogo”.
Revista Bragantina On Line
Todos os meses são publicados a coluna A Arte do Turismo e da Hotelaria. Após eu ter escrito sobre o papel do turismólogo, comecei a dissertar sobre a profissão, comentado sobre os impactos, campo de atuação, curiosidades e outros temas, sempre com o intuito de passar ao leitor uma versão imparcial dos fatos, objetivando estimular a sede por mais informações.
E como já esperado, o blog explodiu, consegui alcançar varias visualizações na página, e acima de tudo o consentimento da existência do blog e de um grupo de profissionais chamados de Turismólogos.
Hoje utilizo o Blog e a página do Facebook para postar sobre viagens, artigos, curiosidades, novidades e outras coisas. Porém, as postagens de agora se diferem das anteriores, pois nesse momento pauto na formulação de ideias e na preservação desses pensamentos livres, tenho como intuito abordar temas com uma visão diferenciada.
Atualmente o blog possui 66 postagens e mais de 4000 visualizações, já a página do facebook possui cerca de 200 curtir e por semana a suas publicações são visualizadas por cerca de 1100 pessoas. Também temos visualizações e seguidores no Twitter, no Pinterest, no Google e no LinkedIn.  
E, além disso, temos as duas colunas, uma no Jornal o Registro. que engloba todo o Sul de Minas e Região Bragantina, cerca de 16 cidades e com uma tiragem de 12 mil exemplares por mês, e é considerado o maior jornal da região, e outra na revista Bragantina On Line, que engloba toda região bragantina e possui inúmeros leitores de varias localidades do Brasil.
Todo esse crescimento mostra que é possível fazer que seus sonhos se tornem realidade, e que é de um simples ato que grandes coisas acontecem. Pretendo desenvolver ainda mais o blog, esse foi apenas o primeiro ano de evolução, muitos ainda virão e o blog só crescerá e aprimorará as suas postagens.

Gostaria de Agradecer á todos que acompanham o blog e a pagina no facebook, sejam os do começo ou os novos, quero que sejam todos bem vindos.
É por causa de vocês que realizo esse trabalho, e quanto mais leitores e interessados, mais me sinto motivado a pesquisar e oferecer o melhor.
 Obrigado por estar junto nessa caminhada, e vamos seguir em frente!