domingo, 22 de junho de 2014

Diário de Viagem- Mercado Municipal de SP

Mercado Municipal
O Mercado Municipal Paulistano, está localizado na Rua Cantareira, 306, na periferia do Centro, entre a rua 25 de março e o parque D. Pedro II
Abre às 2h30 para feirantes e às 5 horas para o público em geral. Funciona de segunda a sábado até as 16 horas. Fechado aos domingos. Possui estacionamento.
Entrada Lateral
O Mercado Municipal Paulistano (antigo Mercado Central) foi inaugurado em janeiro de 1933. Possui mais de 10 m de pé direito, 275 boxes, colunas, abóbodas e vitrais importados da Alemanha com temas agrícolas e agropecuários. É um importante centro de abastecimento e lazer, com grande variedade de produtos, desde hortifrutigranjeiros até algumas especiarias, que só podem mesmo ser encontradas lá, como infinitas variedades de temperos e especiarias a granel. É o único lugar onde é possível encontrar frutas fora de época. (SÃO PAULO, 2014)
O edifício, em estilo eclético, foi construído entre 1928 e 1933 pelo escritório do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, sendo o desenho das fachadas de Felisberto Ranzini. (WIKIPÉDIA, 2014)
 O mercadão é rico na diversidade de cores e sabores dos alimentos, e, além disso, é um local de encontro, onde pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo têm a oportunidade de se conhecer.
A variedade de insumos encanta a todos, especialmente com uma arquitetura exuberante privilegiadas com os curiosos e belos vitrais, de vitrais de Conrado Sorgenicht Filho, que mostram vários aspectos da produção e fabricação de alimentos.
Vitrais












                                                                         Uma das coisas mais procuradas no mercadão é o famoso sanduíche de Mortadela, que contem 250g de mortadela fatiada, queijo, tomate e alface. O sanduíche é um dos grandes chamarizes de turistas, o lema do principal bar que oferece o sanduíche é “aqui, o que tem menos é pão”, Bar do Mané.
Ir ao mercadão e não comer esse insumo é a mesma coisa do que ir a Itália e não comer massa!
Por isso, não deixe de conhecer esse cartão postal da cidade de São Paulo, é um passeio incrível pelos sabores e cores do nosso Brasil!
 
Foto Colagem- Silvio Alvarez













REFERÊNCIAS
ESTEVAN, A. 13 delicias do Mercado Municipal de São Paulo. Disponível em <http://viajeaqui.abril.com.br/materias/delicias-do-mercado-municipal-de-sao-paulo> Acesso em: 22 de junho de 2014.
SÃO PAULO, Governo de. Mercado Municipal. Disponível em <http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/turismo_pontos-turisticos_mercado-municipal> Acesso em: 22 de junho de 2014.

WIKIPÉDIA. Mercado Municipal de São Paulo. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Municipal_de_S%C3%A3o_Paulo> Acesso em: 22 de junho de 2014.

Visite:
A Arte de Silvio Alvarez: http://silvioalvarez.blogspot.com.br/