terça-feira, 30 de junho de 2015

Turistas de Junho


O mês de junho sempre foi reconhecido como o mês dos santos festeiros, seja por Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e outros saudosos santos. Tendo como padroeiro estes anfitriões, muitas cidadezinhas e paróquias se enchem de cor, som e sabor neste mês.
Algumas destas comemorações são bem arraigadas aos traços culturais, já outras se perdem no meio de tantas barracas, shows e turistas. Um exemplo claro destas comemorações é a Festa do Aniversário de Joanópolis, que mesmo não levando o nome, tem sua origem na Festa em Louvor a São João Batista.
A festa já é considerada a maior festa da região, movimenta milhares de turistas e munícipes todos os anos, que são contemplados com inúmeras apresentações musicais, danças, teatros, encenações e outras manifestações.
Contudo, sem entrar no mérito dos traços culturais, nesta época é expressiva a movimentação de turistas e excursionistas na cidade. A pacata cidadezinha de pouco mais de 12 mil habitantes, transforma-se em uma cidade de porte médio com cerca de 30 mil visitantes.
E é claro que toda infraestrutura urbana, que comporta os 12 mil habitantes, fica sobrecarregada, desde o aumento de consumo de agua e energia à produção de resíduos sólidos. Então essa dinâmica de inchaço da cidade é realmente interessante, que por mais que faça girar a economia municipal, também sobrecarrega as estruturas urbanísticas.

Coluna Publicada Em:


Jornal O Registro, Edição de Junho, 322.