terça-feira, 23 de junho de 2015

Devaneios no Campo - 2º Caminhada na Natureza em Marialva

Em um belo domingo, dia 14 de junho, eu a minha professora, o filho dela e mais um discente do campus, decidimos realizar uma caminhada na natureza, basicamente queríamos saber como se estruturava essas caminhadas. Assim, o destino escolhido foi à cidade de Marialva/PR.
Saímos bem cedinho do Distrito de Primavera/Rosana-SP, por volta das 5h da manhã. Pegamos a estrada e, ao longo do percurso já podíamos ver que a paisagem ia alterando, se enchendo de cor. Passamos por diversas cidadezinhas do Paraná, cada uma com seu charme e suas particularidades, mas o que embelezou nossa ida foi o nascer do sol na estrada.
Chegando a Marialva, nos dirigimos para o meio rural e já pudemos ter uma amostra do que estava por vir. As estreitas estradas de pedras, contornadas por inúmeras plantações de sorgo, milho e cana-de-açúcar nos conduziam para a nossa primeira parada.
A primeira parada nos guardava o aconchegante café da manhã. Na realidade a primeira parada era o primeiro ponto de apoio, sendo que a caminhada começava e terminava naquele local.
Depois que tomamos nosso café, ficamos admirados com as centenas de pessoas que estava do lado de fora. Claro, esperávamos um bom público, mas não tanto.
Logo, a organização do evento puxou um belo alongamento seguido por um aquecimento por meio de música e, posteriormente foi dada a largada.
Sem correria, sem querer passar na frente de ninguém, o objetivo da 2º Caminhada na Natureza em Marialva tinha como maior objetivo a contemplação da natureza. Ao longo dos poucos mais de 8 km passamos por diversas paisagens, desde a caminhada em asfalto a trilhas, também contemplamos plantações de uvas, canas-de-açúcar, milho e rosas.
Passamos dentro das plantações, a simetria era algo inquietante, nos adentrávamos em matas que nos recebiam com um lindo riacho, tivemos a oportunidade de ver animais do meio rural e, além disso, contemplar a pureza, simplicidade e o bem viver do campo.


Muito bem estruturada a caminhada durou pouco menos de 2h e 45min, com pontos de apoio a cada 2,5 km, mas foi o suficiente para ter uma amostra dos encantamentos do meio rural de Marialva.
Chegando ao ponto inicial, varias barraquinhas dos produtores da cidade nos recepcionavam com diversos produtos, bem como flores, uvas, artesanato, doces, pães, vinhos e outros insumos. Claro, que nós fizemos uma comprinha para ajudar a comunidade local, além da tentativa de levar para casa um pouco do que vimos.
Logo após fomos almoçar, para nossa surpresa a comida fechou com chave de ouro aquele passeio. A peculiar culinária paranaense com seus temperos arraigados aos traços culturais nos deu uma explosão de sabores.

Após o almoço o que nos restava era voltar para nossa terra e levar em nossa mala todas as experiências, sensações e devaneios que tivemos nesta caminhada...


GALERIA