domingo, 31 de maio de 2015

Fases da Vida- Mundo Universitário (Bacharel em Turismo)

Nossa vida é feita de fases e, cada fase possui as suas singularidades, responsabilidades e preocupações. Muitos dizem que a melhor fase da vida é a Universidade, pois se tem a oportunidade de conhecer coisas novas, viver novas experiências, fazer amigos e etc.
Imagem Retirada da Internet (Modificada)
Talvez seja esta a melhor fase. Mas acredito que só sentimos que é ela, quando não estamos nela. Pois ser universitário é uma coisa extremamente intrigante que possuí altos e baixos, alias mais baixos do que altos.
Claro, que o fato de viver coisas novas e o sentimento de liberdade é algo realmente fascinante, mas junto com essas coisas vem mais um monte de responsabilidades, deveres e obrigações.
Como universitário, e acreditando que a maior parte dos universitários, gostariam de ter um fim de semana ou um feriado sem absolutamente nada, relacionado à faculdade, para fazer. Contudo a nossa vida não é bem assim.
Logo na primeira semana de aula os professores já passam fichamentos, mapas conceituais, trabalhos em campo, trabalhos de pesquisa, relatórios, seminários, grupos de discussão e etc, e ainda já fazem o calendário do semestre, mencionando os dias de provas.
Isso quando você só tem a graduação. Mas, se você participa de projetos de extensão ou de uma Empresa Junior, seus afazeres acadêmicos podem ser ainda piores. E claro você como um bom aluno, e sempre pensando no currículo, sempre tem um projeto de Iniciação Cientifica ou um Artigo Científico para escrever.
Tirando essas coisas (graduação, projeto de extensão, empresa júnior, artigo científico e iniciação científica) que provavelmente ocupam 60% do seu tempo, você ainda tem uma coisa chamada vida social (ou talvez tenha), que provavelmente vai ocupar 10% do seu tempo.
Fora isso, nós ainda temos nossas queridas Repúblicas ou Kit Net’s, que temos que arrumar, lavar, passar, cozinhar, fazer compra e organizar (dado que não temos nossos pais por perto). Então só a vida doméstica deve ocupar mais uns 15% do nosso tempo.
Até ai tudo bem, mas ainda faltam 15%, esses estimados 15% são para as suas necessidades humanas, sendo uma delas prioritariamente “Dormir”. Só que esse tempo é muito pouco para uma boa noite de sono, sendo assim, provavelmente ocorrerá três coisas: 1º O estudante retira a sua “Vida Social”; 2º O estudante diminui seus afazeres domésticos; 3º O estudante diminui seu tempo de estudo e aplica-o na sua vida social e nos 15% (isso é o que mais ocorre).
Claro, que o exemplo de tempo que mencionei faz referencia a uma Universidade Publica, ou talvez a uma faculdade que você não precise trabalhar, pois se precisar... Provavelmente você vive 26h no dia.
Outro fato bem interessante, é que algumas profissões ocupam mais tempo dos seus discentes do que outras. Mas, muitos se enganam em achar que o curso de Turismo não nos sufoca. Sim, por incrível que possa parecer nós estudamos, e muito.

Quando vamos fazer uma visita técnica, mal sabem os estudantes de outros cursos, que temos que fazer mais de 15 relatórios relacionados à apenas 5h de visita. Mal sabem também, que temos que ler textos históricos, antropológicos, sociológicos, geológicos e etc, do século XVIII e, o pior, temos que fazer cálculos...