segunda-feira, 12 de junho de 2017

7 Dicas para viajar sozinho

Viajar sozinho para alguns pode parecer ruim, para outros pode parecer fantástico e para muitos um tanto quanto solitário. Mas, no entanto, sempre tem a primeira vez para tudo! Assim, se você vai ser um viajante solitário, segue essas dicas:


1º Escolha Hospedagens Compartilhadas
Pessoas viajam sozinhas por vários motivos, mas se o seu é fazer amigos, aposte nessa opção. Pois tem muita gente (muita mesmo), que viaja sozinha e, está procurando por amigos. Além disso, nas hospedagens compartilhadas (hostels, Airbnb, couchsurfing) você pode conhecer novas culturas, línguas, países e muito mais.
Eu particularmente quando viajei sozinho sempre encontrei grupo de pessoas, ou viajantes solitários, os quais me relacionei e minha “viagem solitária” se tornou um intercambio de ideias.

2º Use e abuse das comunidades do Facebook
Eu gosto de viajar sozinho e falar com os locais, pessoas que vivem na cidade e, assim, aprender um pouco mais. Ai, sabe aquelas comunidades: “brasileiros em Londres”, “brasileiros em Dublin”, “Curitiba para viajantes” e etc? Então, antes da sua viagem peça para fazer parte, depois faça um post curto, dizendo que está indo para cidade e se alguém se habilita para mostrar a cidade.
Feito isso, só espere, sempre aparece uma boa alma que gosta de conversar e fazer amizades.

3º Use o “free walking tour”
Se acaso ninguém se oferecer para dar aquele “role” com você pela cidade, veja na internet se existe alguma companhia que oferece um tour gratuito (free walking tour). Na Europa quase todas as cidades turísticas possuem essa modalide e, participar é perfeito para conhecer amigos e não se sentir solitário.

4º Planeje tudo com antecedência e detalhes
Quando viajamos acompanhados geralmente não nos preocupados com roteiros,  lugares para visitar, coisas para ver e fazer e etc. Assim, sozinho você terá que se organizar para não perder aquele atrativo, aquele voo ou o caminho até o hostel.
Então deixe tudo anotado, rotas, preços, hospedagem, horários, o que visitar o que levar, o que comer e outras coisas, pois assim você terá uma viagem mais tranquila e, planejando com antecedência você não perde tempo durante sua viagem.

5º Esteja aberto a alterações
Sei que disse na dica nº 4 para você se planejar, mas não faça planos tão imutáveis, os deixe mais flexíveis, pois se você conhecer alguém no caminho vocês poderão adicionar coisas e deixar coisas.

6º Não é feio pedir uma foto
Se você quiser uma foto sua naquele atrativo dos sonhos, mas não tem nenhum amigo para tirar, não se preocupe, sempre tem alguém, um turista ou um local, que pode gastar seus 5 segundos para te dar aquela “mãozinha”.
Mas e se a foto não sair boa? Peça novamente para outra pessoa, até que você consiga a foto desejada.
Além de conseguir sua foto, você vai estar conhecendo mais pessoas. Foi num desses “pedidos de foto” que conheci duas pessoas fantásticas em Estocolmo- Suécia, as duas meninas eram da Malásia e, nós, passados o dia todo juntos.

7º Deixe-se apaixonar
“Sit back, relax and enjoy your trip” (sente-se, relaxe e aproveite sua viagem) este deve ser o seu lema, pois deixar se apaixonar pelas pessoas que você encontrar, pelos destinos, pela culinária, pela língua ou pelas bizarrices vão fazer você ter a viagem mais inesquecível de todos os tempos, assim, não se feche para as pessoas e para os lugares.