sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Vamos falar de Turismo? Eleições

Na época das eleições muitos candidatos utilizam o turismo como objetos de sua campanha, seja discursando sobre o potencial turístico dos municípios ou o quanto o turismo poderá ser desenvolvido em seu mandato.
No entanto, passa mandato entra mandato, sempre ouvimos os mesmos discursos e ainda continuamos vendo que o turismo sempre é utilizado como discurso eleitoral, mas na pratica, pouca coisa acontece.
Acho mais engraçado é o modo como o qual os candidatos utilizam o turismo em seus discursos, frequentemente ouvimos:
- Vamos capacitar à oferta turística;
- Vamos trazer demanda para a nossa cidade;
- Vamos melhorar o lazer da comunidade autóctone;
- Vamos melhorar a infraestrutura de apoio ao turista...
Na realidade se os candidatos utilizassem alguma dessas frases acima, possivelmente, este texto teria outro intuito. Pois, são raros os candidatos que realmente sabem de turismo e sabem como falar de turismo.
Dias a trás lendo propostas de alguns candidatos eu li a seguinte frase “Explorar o turismo para gerar emprego...”. Bom ai eu pensei, primeiro que ninguém explora o turismo, mas sim a atividade turística explora a localidade, segundo que na academia achamos o termo explorar um tanto quanto pesado e terceiro é que a frase esta errada.
Eu colocaria fortalecer a atividade turística para gerar divisas. Pronto, não insinuei exploração e muito menos usei conceitos arcaicos. Exploração é um termo muito forte no Brasil, seja exploração de menores, exploração do trabalho e etc, penso que nunca vi o termo exploração ser empregado de forma benéfica.
Enfim, discursos a parte. Penso que por mais que os discursos tem que ser claros, para que uma grande massa entenda, eles não podem estar errados, pois se estiverem errados, mostra a clareza do desconhecimento da função da atividade turística na sociedade.
Eu enquanto formado em hotelaria e bacharelando em turismo, penso, que a minha função vai além de ser cidadão votante, mas sim, um cidadão do ramo turístico pensante. Pois bem, me digam ai, já viu um discurso ruim sobre o turismo?

E se viu algum bom, talvez esse seja um bom candidato!