sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O Folclore e o Turismo

Colagem de Gsutavo Rosseb,
produzida em oficina de Silvio Alvarez
Mas o que significa e o que é Folclore?
Folclore é o conjunto de crenças, superstições, lendas, festas e costumes de um povo passado de geração em geração. A palavra Folclore vem do inglês pela junção das palavras folk (povo) e lore(sabedoria popular) significando sabedoria do povo. O Folclore no Brasil só começou a receber atenção da elite na metade do século XIX, durante o Romantismo. Naquela época, a cultura popular crescia na Europa e Estados Unidos e, baseados nesse interesse, estudiosos brasileiros como Celso de Magalhães e Sílvio Romero pesquisaram as manifestações folclóricas nativas e publicaram estudos. (FOLCLORE, 2010)
Você sabia que o Folclore é protegido por lei?
Isso mesmo, de acordo com a Constituição Federal de 1988, nos artigos 216 e 215, que relatam sobre o patrimônio cultural brasileiro: “os bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
Você sabia que o Folclore possui uma Comissão Nacional?
A Comissão Nacional de Folclore é uma entidade governamental que possui como intuito a fomentação e preservação do folclore brasileiro. A Comissão foi fundada em 1947 por Renato Almeida, por recomendação da UNESCO, e possui como sede o Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
O FOLCLORE E O TURISMO
Quadro Lua, Artista Plastico Silvio Alvarez.
Exposição 13º Festival Nacional do Saci
A relação existente entre o folclore e o turismo é uma das melhores possíveis. O folclore faz parte do patrimônio histórico brasileiro, que por sua vez é um dos campos de exploração do turismo.
Porém, assim como o Patrimônio Cultural o Folclore não é muito bem explorado pelo Turismo. Visto que no Brasil não existe uma exploração e evocação expressiva da cultura tradicional, mas sim eventos isolados que possui grande influencia regional.
A exemplo desses eventos se encontra o Revelando São Paulo, que é o maior festival de cultura tradicional paulista da America Latina, porem poucos o conhece. Outros eventos regionais são as Festas do Bumba Meu Boi, que ocorrem no Estado do Amazonas, Pernambuco e Maranhão, o Festival Nacional do Saci, que ocorre em Botucatu/SP e o Carnaval, Folia de Reis, Festa do Divino e as Festas Juninas.
Esses eventos visam preservar, disseminar e perpetuar os costumes, as historias, as cantigas, as brincadeiras e tudo que seja relacionada ao Folclore, ou melhor, a sabedoria do povo que passou de geração em geração.
É nesse contexto que o turismo está totalmente interligado, pois ele é capaz de fazer a ponte entre o passado e o presente e captar as novas gerações para conhecer esses traços culturais. É dado que é o turismo que depende das culturas, porem as culturas dependem do turismo para se perpetuar.
O Brasil quase nunca deu ênfase a cultura tradicional e na atualidade isso está se perdendo drasticamente. Vemos todos os dias a influencia da cultura Norte Americana na vida das novas gerações, formando dessa forma um ciclo vicioso, impedindo essa geração de olhar para a cultura do seu próprio país.
Em virtude disso ouvimos muitos comentários desse gênero “Ah, o Brasil não possui Cultura”, se torna triste ver que muitas pessoas ainda possuem esse pensamento arcaico e efêmero.
Por essa razão que o turismo tem um grande trabalho em desmistificar esse pensamento e semear novas ideias. Assim como o folclore, todas as manifestações culturais devem ser preservadas e fomentadas, para que no futuro se possa olhar para o passado e entender o presente.

E Só para lembrar que hoje, dia 22 de Agosto, é o dia do Folclore. Vamos festejar a cultura tradicional brasileira!
Veja alguns videos sobre o Folclore:

Acredito que utilizando videos didáticos fica mais fácil o aprendizado e mais divertido também, afinal aprender deve ser algo prazeroso. Obrigado

REFERÊNCIAS
FOLCLORE. Folclore. Disponível em <http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/> Publicado em: 3 de agosto de 2010.

WIKIPÉDIA. Comissão Nacional de Folclore. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_Nacional_de_Folclore> Acesso em: 21 de Agosto de 2014.