sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Por que temos que provar constantemente que somos capazes?

Acho que já escrevi mais posts sobre crises existências do que eu posso contar. Mas aí vai mais um.
Iniciamos com uma pergunta: Por que temos que provar constantemente que somos capazes?
Imagem Retirada da Internet
Atualmente a vida é feita de etapas, infância, adolescência, faculdade, problemas, problemas, vida adulta, mais problemas e, talvez velhice (com problemas).
Eu saí do Ensino Médio e achei que a maior dificuldade da minha vida fosse entrar na faculdade, bobo foi eu. Na faculdade descobri que o difícil não é entrar na faculdade, mas sim terminar ela, pois a cada semestre é um stress diferente, uma gastrite diferente e um desafio ainda maior.
Controlar a ansiedade frente a provas, trabalhos, apresentações, faça isso, mostre aquilo, seja isso é muito, muito, difícil.
Na moral, a faculdade não te forma somente para a profissão, ela te forma para a vida, pois é cada situação que se você não passar não haverá aquele lindo amanhã.
Ai no fim da faculdade você tem que conquistar seu estágio, se sujeitar a quaisquer condições, baixar a guarda e seguir em frente. Depois vem o TCC, longas e longas noites a claro.
Só que daí o que te deixa sem dormir são outras questões: O que fazer depois da faculdade?
O medo de voltar para casa dos pais sem emprego te toma, a necessidade de mostrar para sociedade que você é capaz te detona, a auto necessidade de mostrar para o mundo que você não fez uma má escolha te desmorona, e por ai vai.
Aí você pensa, eu não poderia ser só contratado? Entrar em um mestrado sem dificuldades? Conseguir um concurso público de primeira?
Mas, não é assim. Você vai ter que provar que é capaz, que merece aquela vaga de emprego, mestrado e etc.. Vai ter que provar que é melhor que os outros, que possui um diferencial e que merece ser escolhido. Mas tudo isso para que? E novamente?
Você já passou por essa seleção para entrar na faculdade, você passou por essa seleção semestre por semestre na faculdade e, fora dela isso ainda não vai terminar? Não meu amigo, não vai.
Na nossa sociedade temos que constantemente mostrar que somos capazes, que podemos e que somos competitivos nesse mercado da vida.  
Mas entre acertos, erros, noites sem dormir e horas e horas de pensamentos inconclusivos vamos vivendo nossas vidas à espera da palavra do momento: Reconhecimento!