segunda-feira, 1 de maio de 2017

Viajar cansa? Sim ou claro?

Pessoas sempre falam que viajar é excelente e que se tivessem oportunidade gostariam de passar a vida viajando... Mas, pera lá!
Como estou de intercambio na Europa, sempre que posso opto por fazer viagens mais longas, pois assim economizo em passagens aéreas, aproveito mais os destinos e assim fico mais tempo viajando.
Geralmente essas viagens passam de dez dias, a mais longa foi a minha de natal e ano novo 2016/2017. Fiquei uns 21 dias viajando, mas conheci Paris, Barcelona, Porto, Frankfurt, Berlim, Praga e Cracóvia.
E o que aprendi nessas viagens é que viajar Cansa! Sim, você leu correto, não reprima as pessoas que dizem:
- Estou cansado de tanto viajar!
Viajar cansa por diversos motivos, seja por você caminhar muitooo, não estou brincando, em media caminho 19 km por dia quando estou viajando, seja por dormir em camas de hostels, hotéis e Airbnb que não são lá aquelas coisas, seja por dormir no aeroporto (fiz isso em Bruxelas :) ), seja por gastar energia tentado entender um lugar que não é o seu de costume.
Quando viajamos gastamos muita energia e o pior, não recompomos, pois os voos são em horários impossíveis, como um voo, por exemplo, 6h da manha no qual você terá que acordar as 3h para conseguir chegar ao aeroporto.
Acumulando noites mal dormidas, horas de longas caminhadas, tempo de adaptação, peso da mochila na costa, estresse e principalmente uma péssima alimentação, a viagem tem sim, TUDO, para se tornar cansativa.
Mas e ai, o que fazer para melhorar? Os mochileiros têm varias técnicas para desestressar durantes longas viagens e curtir mais a vista. Eu particularmente, uso uma que me ajuda em três aspectos, intelectual e no que se diz a esforço físico e mental.
Eu sempre tento arranjar um local, uma pessoa que mora na cidade, para ser meu guia. Mas, why? Você andando com um local você não vai se perder, evitando assim mais esforço físico, você não vai ficar preocupado em qual a próxima atração e como chegar lá, evitando assim o esforço mental, e ainda por fim, você sai amando ainda mais o destino, por meio das historias faladas.
Então, quando alguém te falar que viajar não cansa, mostra esse textinho para ele (a) e diz:
-Tenho todo direito de estar cansado de viajar!

Viajar é excelente, conhecer pessoas, destinos, culturas, provar novas experiências e etc, mas nada será mais recompensador que uma noite bem dormida na sua cama (casa) depois de uma boa jornada!