Pular para o conteúdo principal

Importância e a Valorização do Turismo Religioso- Por Alexandre Quintino

Basílica de Aparecida
O Brasil além de ser um país de inúmeros valores, também possui um lado religioso que estimula seus fieis a se deslocarem de seu local natural para os grandes templos sagrados, tornado assim sua fé e espiritualidade, mas viva para seguir a vida da melhor forma.  As crenças e festejos são variados e acontecem de várias maneiras, seja como romarias, peregrinações e datas especiais elas atraem pessoas do mundo todo para conhecer os locais.
             Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, sua Basílica fica na cidade de Aparecida do Norte no interior do estado de São Paulo. Sua história é contada como um milagre de três pescadores que todos os dias iam pescar. Certo dia eles lançaram a rede varias vez e não conseguiam quase nada de peixes, quando eles já estavam desistindo perceberam que havia uma imagem junto à rede. Após encontrarem a imagem eles notarem que ao lançarem a rede ao mar à mesma vinha recheada de peixes, e continuou sempre dessa forma. Foi então que se deu um milagre, onde a virgem morena, assim conhecida por sua cor de tonalidades escura, Nossa Senhora Aparecida no simbolismo religioso latino americano.
Basílica de Aparecida
Os pescadores colocaram a imagem em um suporte e na mesma tarde chamaram a vizinhança para se reunir e rezar um terço, pois daquele dia em diante virou tradição rezar todos os dias na vila hoje conhecida como Aparecida.
 Sua basílica é a terceira construída no município, foi inaugurada em 1955 e solenemente consagrada no dia 4 de julho de 1980 pelo papa João Paulo II em sua visita ao país. É o terceiro maior templo católico do mundo, tem o formato de uma cruz grega e  sua torre mede 100 metros de altura, recebe em  média cerca de 75mil  fiéis . Anualmente no dia 12 de outubro, seu dia no calendário, recebe milhões de romeiros e homenagens, numa pesquisa realizada em 2013 foram contabilizados mais de Sete milhões de visitantes e devotos, além de turistas que vão até a cidade para apreciar a beleza local.
       Outra festa também conhecida mundialmente é o Círio de Nazaré na cidade de Belém do Para. A festa acontece no segundo domingo de outubro anualmente e foi consagrada a maior Manifestação Católica Brasileira. Um dos grandes eventos religiosos do mundo que em uma manhã chega a juntar mais de duas mil pessoas na cidade.
Círio de Nazaré
O círio e a sua origem vem da palavra latina cereus, que significa vela grande. As procissões eram noturnas e cada pessoa levava uma vela. Conta-se que a imagem da santa, Nossa Senhora de Nazaré, foi vista por um homem chamado Plácido José de Souza, próximo ao rio Igarapé. O Homem que morava na região pegou a imagem e levou para um barraco em um lugar simples, colocou a imagem numa espécie de altar e ficou surpreso quando percebeu no dia seguinte que ela não estava no local onde ele tinha posto. Ele logo ficou exaltado e saiu à procura, enquanto andava na margem do Murutucu ficou novamente surpreso, pois viu a imagem sobre as pedras.
Um tempo depois, o fato ocorreu novamente e a história foi parar no ouvido do governador da época, que exigiu que levassem a imagem para o palácio e onde teria extrema segurança, mesmo assim no dia seguinte a imagem não se encontrava lá. Devotos perceberam que a santa queria ficar nas margens do rio igarapé, e assim foi concedido. Então, a igreja foi edificada ali, onde Plácido também construiu sua a sua casa. O tempo passou e o local foi se tornando conhecido, logo depois foi construída sua basílica, em 1941, seguindo o estilo romano e ao fundo havia trinta e seis colunas de granito.
Padre Cicéro
             A festa do círio possui vários seguimentos e uma duração de quinze dias.  Há um grande percurso pela cidade de varias horas, incluindo missas, novenas, feiras, arraiais com fogos de artifícios e muita diversão. Além do almoço do círio com todas as comidas típicas da região como maniçoba, o tacacá ou casquinha de caranguejo, e o pato no tucupi. A festa acaba no quarto domingo de outubro com uma procissão de retorno chamado recírio.
      Dando continuidade as festas religiosas brasileiras, vamos para Juazeiro do Norte – Ceará, onde se encontra Padre Cícero. A cidade fica no Vale do Cariri e o milagre veio marcar a cidade em 1889, através de uma hóstia que se transformou sangue, quando o padre no decorrer da missa dava a mesma a uma beata de nome Maria Magdalena do Espírito Santo. O fato foi acontecendo com outras pessoas em Juazeiro que ficou conhecida como a cidade do Padre Cícero.
Madre Paulina
            Os fiéis começaram a aparecer de muitos locais diferentes, mudando assim os hábitos das pessoas do local, mesmo com Padre Cícero nunca ter sido beatificado a fé dos cristãos sempre falou mais alto e eles seguem atribuindo muitos milagres e devoção ao mesmo. Em novembro, mês dos finados, mais de dois milhões e meio de peregrinos vão a Juazeiro. Entre os atrativos do local encontram-se a igreja matriz Nossa Senhora das Dores, uma construção barroca, a igreja de São Francisco que guarda relíquias religiosas do norte e nordeste, e a capela Perpetuo Socorro. Juntas elas conseguem reunir varias pessoas no local onde se localiza o túmulo do Padre dos milagres. Sua estatua com 20 m de altura está localizada na serra do Horto, lugar sagrando onde ele fazia as suas pregações espirituais. O monumento é a terceira maior estátua em concreto do mundo, perdendo apenas para a estátua da liberdade em Nova York e para o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Há também um museu e memorial destinados ao conhecido “Padim Ciço”.
Madre Paulina
     Em Nova Trento, Santa Catarina, no centro da região sul do país, aproximadamente 75 km da capital Florianópolis, colonizada por italianos e deixada como heranças da fé cristã pelos imigrantes da região de Trento norte da Itália. A região passou a ter um forte número de turistas após a beatificação de Madre Paulina em 1991. Sua canonização em 19 de maio de 2002, fez dela a primeira santa brasileira.
Nova Trento é o único lugar no Brasil onde existe mais de um santuário, tendo dois roteiros religiosos e fazendo com que os turistas e romeiros cheguem à média de vinte mil, em diversas partes. O bairro de Vígolo, que fica a 5 km do centro, foi onde a religiosa fez seu trabalho assistencial dedicando todo o seu tempo a enfermos e crianças.
A fundação e a congregação Irmãzinha da Imaculada Conceição tem uma amostra da casa onde a santa ficou por um tempo, cuidando de uma mulher com câncer.
            Outro atrativo religioso é o museu que fica no mesmo prédio da Congregação onde a freira morreu. O local contém uma serie de objetos e documentos da madre, e lá também se encontra a cama onde ela ficou e veio a falecer com deficiência visual e o braço amputado devido o diabetes. Seus fiéis visitam o local e deixam pedidos de oração no colchão de palha, além de agradecimentos por graças alcançadas.
Um dos santuários em homenagem a madre Paulina tem detalhes de cenário feitos pelo artesão Francisco Minatti, outro em Nossa Senhora do Bom Socorro que fica a 525 metros de altitude, feito no inicio do século, teve todo seu material utilizado na sua edificação, carregando de forma tradicional, ou seja, nas costas do povo de Nova Trento.
             Falando em religiosidade não se pode deixar de citar Nova Jerusalém em Pernambuco. Onde nas semanas que antecedem a páscoa é realizado o maior teatro ao ar livre do mundo, o grande espetáculo da paixão de cristo.
Não há como não se emocionar, o local é fascinante e pode-se vivenciar e aproveitar um espetáculo cheio e rico em detalhes. Todas as pessoas que prestigiam o espetáculo se envolvem por completo em cada cena.
Tudo acontece na Fazenda Nova, na pequena cidade de Brejo da Madre de Deus, agreste Pernambucano.  Seu inicio em 1951 era uma pequena manifestação, mas com muito cuidado pelo morador local Epaminondas Mendonça que se inspirou na paixão encenada anualmente na cidade Alemã de Oberammergau, a peça era realizada em outro local e foi no ano de 1968 quando realizada a primeira encenação de perca chamada hoje de Nova Jerusalém.
Nova Jerusalém
            O cenário é composto de uma muralha de pedras e setenta torres, e faz uma replica de Jerusalém na paisagem árida e semidesértica do agreste. O espetáculo possui quinhentos atores e figurantes que se deslocam em cenários como o palácio de Herodes, o fórum de Pilatos e o cenário onde Jesus realizou a última ceia com seus apóstolos, antes de ser entregue as autoridades judaicas.
Com um total de duas horas de espetáculo, em 2009 o publico ultrapassou setenta mil espectadores. Pessoas de todos os estados do Brasil e até mesmo do mundo para prestigiar e vivenciar um pouco de tudo que hoje faz parte da história, com realismo e emoção, fazendo com que elas o vejam e reflitam sobre elas mesmas e também tenham uma nova percepção da vida.
      Os destinos religiosos mexem com o turismo do Brasil, cerca de 15 bilhões por ano movimenta o seguimento fazendo com que cada ano os locais visitados sejam bem mais preparados para o conforto do turista. E mesmo o turismo doméstico movimenta a economia e o país agradece aos fiéis, que vêm para praticar sua fé e ao mesmo tempo fazer turismo. É o país da diversificação, mas com um único foco crescer cada vez mais o turismo.


Sobre o Autor
Alexandre Quintino
Nasci em Arapiraca/AL ,cursei o ensino médio no colégio santíssimo senhor, sou Bacharel em Turismo pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa FERA, onde realizei o trabalho de conclusão de curso como o tema TURISMO SEM EXCLUSÃO UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES COM AS PRATICAS TURÍSTICAS .
Atualmente faço pós em Recursos Humanos e também um curso de eventos que me identifico muito nessa área de eventos onde pretendo atuar e dedicar minha vida profissional, como em outros segmentos do turismo. O turismo adaptado e acessível para todos, cultural e ecoturismo.
Ler nos faz viajar, mas é fundamental para a mente. Portanto pratique esse dom que transforma as pessoas

Contato: alexandre.aqs@hotmail.com


REFERÊNCIAS
CASTANHO, A. Conheça mais dois símbolos importantes do tradicional Círio de Nazaré. Disponível em <http://www.viagensdefe.com.br/conheca-os-simbolos-tradicional-cirio-de-nazare/#.VEZLRPnF8xV>
SPEERT. Turismo religioso no Brasil. Disponível em< http://www.sppert.com.br/Artigos/Brasil/Turismo/Tipos_de_Turismo/Religioso/Turismo_religioso_no_Brasil/>
TERRA. 5 destinos religiosos  mais badalados do Brasil. Disponível em <http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/brasil/5-destinos-religiosos-mais-badalados-do-brasil,d00824558b237310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html>

TURISMO, Ministério do. Mtur investe em turismo religioso. Disponível em <http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20130912.html> 

Comentários

TOP 5 do Blog

O que fazer depois que acabar a faculdade? Bacharel em Turismo

Imagem Retirada da Internet Após os três, quatro ou cinco anos de faculdade é natural que muitos ainda se perguntem o que vão fazer depois da faculdade, essa pergunta não é privilégio apenas dos futuros turismólogos, muitos e muitos outros futuros profissionais se fazem o mesmo questionamento. Mas falando dos futuros turismólogos, ao longo do curso a grade oferece uma serie de conhecimentos multidisciplinares que possuem o intuito de capacitar o profissional para os diversos meios de atuação do turismólogo. Mas a problemática se insere neste contexto. Algumas profissões como, por exemplo, licenciatura em Matemática, ou você ministra aulas ou vira pesquisador, são apenas duas opções (ou mais), de certa forma fica mais fácil de decidir, assim como biomedicina, ou você trabalha em um laboratório de analises clinicas, ou se torna professor ou se torna pesquisador. Já no turismo a realidade é inversa, em síntese temos os seguintes campos de atuação, cruzeiros, agencias de viagens

Frustrações de um Estudante de Turismo

Escolher a profissão ideal é algo realmente muito difícil, ainda mais se for à primeira escolha. Acredito que relato um sentimento próprio e um sentimento de inúmeras pessoas, quando afirmo que escolher algo que refletirá nos seus próximos anos é algo realmente perturbador. A Liberdade Expressiva. Colagem em Papel Cartão. Não vou procurar abordar o universo da escolha da profissão neste texto, mas sim abordarei a escolha de uma profissão específica, a do Turismólogo. Profissão essa recente na sociedade contemporânea, com um reconhecimento bem recente e sem regulamentação. Profissão, que muito se fala na sua importância para o planejamento do turismo em todas as suas modalidades, e, além disso, a ciência que estuda o fenômeno do turismo. Teoricamente falando, temos muito campo de atuação e mercado para suprir a mão de obra gerada, mas só teoricamente (ou talvez não). Quando se entra no curso de bacharel em turismo, um novo mundo renasce, pelas palavras de nossos professores

Nicarágua, um paraíso natural

ORIGEM DO NOME, Nicarágua Bandeira Nicarágua A origem do nome é incerta, já que o país não conta com um registro indígena, podendo-se recorrer somente às crônicas dos primeiros espanhóis. Nessas crônicas fala-se sobre o povo náhuatl que viviam entre o grande lago (chamado de Nicarágua posteriormente) e o Oceano Pacífico; a esta terra eles davam o nome de nic–atl-nahauc que significa "aqui junto a água". LOCALIZAÇÃO A Nicarágua é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador), Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua. TOP 8 CURIOSIDADES -1ª Que futebol que nada! O esporte mais popular da Nicarágua é o beisebol. -2º A bebida típica é o pinolillo, uma bebida feita com milho, cacau, canela e outros ingredientes - 3º No total, a

Os encantos e desencantos na profissão do Turismólogo

Imagem Retirada da Internet Se você já ouviu aquele discurso de que o turismo é uma fonte estrondosa para o desenvolvimento econômico, cultural e social de uma localidade, mas que no entanto, as pessoas não valorizam os turismólogos. Puxa a cadeira, vamos conversar! Acho que já me apaixonei e me desencantei pela profissão de turismólogo mais vezes do que eu posso contar. Mas, sempre sei que depois da tempestade volto a me apaixonar pelo caminho tortuoso e florescente que escolhi . O turismo é assim: você tem a certeza que está no caminho certo; no seu emprego você está conseguindo pequenas vitórias, mas,,,,,,, sempre vem alguém que não sabe nada da área, ou acha que fazer turismo é só fazer eventos, e destrói todo seu castelo de areia . Faz parte,  mas também dói.  E quando falamos de profissão doida, estamos de parabéns! Entre dores e amores vamos nos tornando mais fortes e, por incrível que pareça, é quando a gente "quebra a cara" que conseguimos ver o quão imp

O Turismo LGBT: Não são privilégios, mas sim humanidade

          Confesso que nunca fui de pesquisar muito sobre o turismo LGBT, sempre fui mais para as áreas de patrimônio, marketing e políticas públicas. Mas recentemente, tenho ouvido muito falar e, até duas semanas atrás, quando estava em um Seminário de Sociologia em Curitiba/PR, fui questionado sobre esse segmento. O que sabia sobre o segmento anteriormente é que era um novo e potencial nicho de mercado, seja nacional e principalmente internacionalmente. Entretanto, mesmo sem saber muito sobre o tema, sempre fiz uso dos serviços e atrativos para o público gay (Aaaa as baladas gays). Ai, recentemente (ontem) um amigo que estava fazendo uma pesquisa sobre o turismo LGBT me marcou em um post que trazia uma resposta de um determinado senhor a sua pesquisa. Nesta resposta, o homem dizia atrocidades, que o turismo LGBT era só uma corrente revolucionária, que queríamos privilégios, que as discussões sobre gênero são piadas e por ai vai. Pensando nisso, me questionei, será que o public