Pular para o conteúdo principal

Turismo Pet- As férias com o seu melhor amigo!

Colagem- Silvio Alvarez
Muitas pessoas têm um grande amor pelo seu animalzinho de estimação e sentem muito em deixá-los em canis ou na casa de vizinhos e amigos para viajar.
Pensando nesse amor das pessoas pelos animais domésticos e pelo fato deles serem verdadeiros membros da família, o mercado hoteleiro tem se renovado para captar novos públicos.
Viajar com animais já se tornou tão comum, que já existe um selo que tem como intuito certificar os hotéis que podem e têm condições de receber animais de estimação, ele é chamado de “pet friendly”.
A certificação foi criada no final de 2012 pelo Portal Turismo 4 patas. A idealizadora do projeto, Larissa Rios, que é formada em turismo, afirma que o Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem Pet Friendly é o primeiro no Brasil e ele foca principalmente na estrutura e serviços prestados aos animais domésticos.

Os hotéis e pousadas que querem obter o selo, devem pagar uma taxa e preencher uma serie de requisitos.  Entre esses requisitos estão à presença de lixeiras exclusivas para as fezes dos bichos e de bebedouros com água fresca para os animais, a possibilidade de dormir no quarto com o dono, a existência de convênios com pet shops e veterinários e a receptividade em geral.
Se o estabelecimento for aprovado, ele recebe um manual de hospedagem, com orientações sobre raças de cachorros e procedimentos ideais, treinamento especial para os funcionários e  um pacote de divulgação no site Turismo 4 Patas. (G1, 2013)
No Brasil, o primeiro que foi certificado está na cidade de São José do Barreto (SP), que é a Pousada Encanto da Bocaina, na Serra da Bocaina.
Segundo o site, lá, os animais podem dormir com os donos nos chalés, ganham kit de boas vindas com osso, bandana e saco para catar dejetos e podem correr livres pela área verde, desde que não incomodem os outros hóspedes.
Atualmente até as grandes redes de hotéis estão abrindo suas portas para receber os animais
domésticos, como são o caso da rede Ibis e Ibis Styles em todo o Brasil. As redes só requerem a caderneta de vacinação e o pagamento de uma taxa adicional, além disso, elas só recebem animais domésticos de pequeno porte, pesando até 15 Kg. (GAZETA, 2014)
Além de hospedagem, o mercado turístico/hoteleiro tem investido em pacotes de viagens para essa fatia em expansão no mercado. Geralmente esses pacotes oferecem uma programação especial para os animais domésticos e os seus donos.
Um exemplo bem claro dessa programação diferenciada foi à feita pela agencia de viagens Dog Tour Viagens, que no carnaval ofereceu pacotes para o Golf Hotel de Itu e na programação estava concurso de melhor fantasia para os pets e atividades recreativas para os donos junto com os animais.
A proprietária da agencia de viagens Dog Tour Viagens disse que montou a empresa, pois já havia passado por momentos constrangedores com a sua poodle, sendo assim decidiu montar um negocio que facilitasse a vida dos amantes dos animais. Hoje ela já possui mais de 900 estabelecimentos credenciados em todo Brasil e faz diversos pacotes temáticos. (G1, 2014)

Assim como existe o guia 4 rodas, que possui uma relação de hotéis e destinos turísticos, também existe o guia de turismo 4 patas, que dispõe de hotéis, roteiros e locais que permitem a entrada de pets.
E por falar em locais que permitem a entrada de pets, você sabia que cães e gatos podem tirar passaporte?
Isso mesmo, o passaporte pode ser emitido pela Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento em todos os portos e aeroportos. O documento é chamado de Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, ele irá conter informações basicas do animal e a sua caderneta de vacinação. (MINAS, 2014)
Tudo isso pensado em oferecer maior comodidade ao dono, que não quer deixar seu animalzinho em casa e que muitas vezes desiste de ir viajar por conta disso. Então nada melhor do que ir viajar e proporcionar um momento de lazer ao nosso fiel companheiro.
É visto que atualmente existem inúmeros locais que são preparados e construídos especialmente para receber animais, porém no turismo brasileiro a modalidade Pet ainda é muito recente, mas já atrai um grande público.

Sendo assim o turismo pet tende a crescer muito ainda e cada vez ouviremos  e veremos novidades sobre esse ramo.
Então, agora que você já sabe que é possível viajar com o seu animalzinho, não existe desculpa para não conhecer o mundo e aproveitar as férias com o melhor amigo!

REFERÊNCIAS
GAZETA, Povo. Hotéis brasileiros abrem as portas para os pets. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/t urismo/conteudo.phtml?id=1476944> Acesso em: 14 de julho de 2014.
G1, Noticias. Agência oferece pacote de turismo para pets e donos viajam juntos. Disponível em <http://g1.globo.com/Noticias/B rasil/0,,MUL990127-5598,00AGENCIA +OFERECE+PACOTES+DE+TURISMO +PARA+PETS+E+DONOS+VIAJAREM> Acesso em: 14 de julho de 2014.
G1, Turismo. Novo selo 'pet friendly' certifica hotéis que recebem bem os animais. Disponível em <http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/01/novo-selo-pet-friendly-certifica-hoteis-que-recebem-bem-os-animais.html> Publicado em: 30 de novembro de 2013.

MINAS, Estado de. Passaporte para cães e gatos começam a valer em 2014. Disponível em: http://www.gateiro.com.br/passaporte-para-caes-e-gatos-comeca-a-valer-em-2014/> Acesso em: 15 de julho de 2014.

VOCÊ SABIA?
Você sabia que existiu um cachorro que ficou super famoso por viajar para 36 países para divulgar sobre a adoção de animais. O vira-lata Oscar até os dias de hoje é usado como referencia na adoção de animais e sem contar que ele já viajou mais que muita gente. Acompanhe seu álbum de fotos: http://entretenimento.r7.com/bichos/fotos/cachorro-aventureiro-viaja-por-36-paises-para-divulgar-a-adocao-de-animais-18042013#!/foto/16
Oscar


O que é necessário para viajar com o meu animalzinho?

No território Nacional todo animal de estimação pode viajar se estiver com a vacinação em dia e com um atestado do médico veterinário comprovando as suas condições para a viagem (CZI).
Já em países como o Reino Unido, o pet deve ser identificado com um Microchip, vacinado contra a raiva e portar o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI).

ACESSE
Dog Tour
Site: www.dogtourviagens.com.br
Tel: (41) 3079-6394
Turismo 4 patas
Site: www.turismo4patas.com.br
e-mail: contato@turismo4patas.com.br
Pousada Encanto da Bocaina
Site: http://www.sitioencantodabocaina.blogspot.com.br/



Comentários

TOP 5 do Blog

O que fazer depois que acabar a faculdade? Bacharel em Turismo

Imagem Retirada da Internet Após os três, quatro ou cinco anos de faculdade é natural que muitos ainda se perguntem o que vão fazer depois da faculdade, essa pergunta não é privilégio apenas dos futuros turismólogos, muitos e muitos outros futuros profissionais se fazem o mesmo questionamento. Mas falando dos futuros turismólogos, ao longo do curso a grade oferece uma serie de conhecimentos multidisciplinares que possuem o intuito de capacitar o profissional para os diversos meios de atuação do turismólogo. Mas a problemática se insere neste contexto. Algumas profissões como, por exemplo, licenciatura em Matemática, ou você ministra aulas ou vira pesquisador, são apenas duas opções (ou mais), de certa forma fica mais fácil de decidir, assim como biomedicina, ou você trabalha em um laboratório de analises clinicas, ou se torna professor ou se torna pesquisador. Já no turismo a realidade é inversa, em síntese temos os seguintes campos de atuação, cruzeiros, agencias de viagens

Frustrações de um Estudante de Turismo

Escolher a profissão ideal é algo realmente muito difícil, ainda mais se for à primeira escolha. Acredito que relato um sentimento próprio e um sentimento de inúmeras pessoas, quando afirmo que escolher algo que refletirá nos seus próximos anos é algo realmente perturbador. A Liberdade Expressiva. Colagem em Papel Cartão. Não vou procurar abordar o universo da escolha da profissão neste texto, mas sim abordarei a escolha de uma profissão específica, a do Turismólogo. Profissão essa recente na sociedade contemporânea, com um reconhecimento bem recente e sem regulamentação. Profissão, que muito se fala na sua importância para o planejamento do turismo em todas as suas modalidades, e, além disso, a ciência que estuda o fenômeno do turismo. Teoricamente falando, temos muito campo de atuação e mercado para suprir a mão de obra gerada, mas só teoricamente (ou talvez não). Quando se entra no curso de bacharel em turismo, um novo mundo renasce, pelas palavras de nossos professores

Nicarágua, um paraíso natural

ORIGEM DO NOME, Nicarágua Bandeira Nicarágua A origem do nome é incerta, já que o país não conta com um registro indígena, podendo-se recorrer somente às crônicas dos primeiros espanhóis. Nessas crônicas fala-se sobre o povo náhuatl que viviam entre o grande lago (chamado de Nicarágua posteriormente) e o Oceano Pacífico; a esta terra eles davam o nome de nic–atl-nahauc que significa "aqui junto a água". LOCALIZAÇÃO A Nicarágua é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador), Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua. TOP 8 CURIOSIDADES -1ª Que futebol que nada! O esporte mais popular da Nicarágua é o beisebol. -2º A bebida típica é o pinolillo, uma bebida feita com milho, cacau, canela e outros ingredientes - 3º No total, a

Os encantos e desencantos na profissão do Turismólogo

Imagem Retirada da Internet Se você já ouviu aquele discurso de que o turismo é uma fonte estrondosa para o desenvolvimento econômico, cultural e social de uma localidade, mas que no entanto, as pessoas não valorizam os turismólogos. Puxa a cadeira, vamos conversar! Acho que já me apaixonei e me desencantei pela profissão de turismólogo mais vezes do que eu posso contar. Mas, sempre sei que depois da tempestade volto a me apaixonar pelo caminho tortuoso e florescente que escolhi . O turismo é assim: você tem a certeza que está no caminho certo; no seu emprego você está conseguindo pequenas vitórias, mas,,,,,,, sempre vem alguém que não sabe nada da área, ou acha que fazer turismo é só fazer eventos, e destrói todo seu castelo de areia . Faz parte,  mas também dói.  E quando falamos de profissão doida, estamos de parabéns! Entre dores e amores vamos nos tornando mais fortes e, por incrível que pareça, é quando a gente "quebra a cara" que conseguimos ver o quão imp

O Turismo LGBT: Não são privilégios, mas sim humanidade

          Confesso que nunca fui de pesquisar muito sobre o turismo LGBT, sempre fui mais para as áreas de patrimônio, marketing e políticas públicas. Mas recentemente, tenho ouvido muito falar e, até duas semanas atrás, quando estava em um Seminário de Sociologia em Curitiba/PR, fui questionado sobre esse segmento. O que sabia sobre o segmento anteriormente é que era um novo e potencial nicho de mercado, seja nacional e principalmente internacionalmente. Entretanto, mesmo sem saber muito sobre o tema, sempre fiz uso dos serviços e atrativos para o público gay (Aaaa as baladas gays). Ai, recentemente (ontem) um amigo que estava fazendo uma pesquisa sobre o turismo LGBT me marcou em um post que trazia uma resposta de um determinado senhor a sua pesquisa. Nesta resposta, o homem dizia atrocidades, que o turismo LGBT era só uma corrente revolucionária, que queríamos privilégios, que as discussões sobre gênero são piadas e por ai vai. Pensando nisso, me questionei, será que o public