O 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu foi um evento complementar do 13º Festival das Cataratas que ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu/PR, no Rafain Palace Hotel & Convention, durantes os dias 20, 21 e 22 de junho de 2018.
Paulo Angeli, coordenador do festival, ressaltou durante a solenidade de abertura que o Fórum de Turismo é o “maior e melhor evento científico do turismo dás Américas”. Além disso, segundo o site oficial do evento, nesta edição foram enviados foram submetidos 309 trabalhos entre resumos e artigos científicos provenientes de inúmeras instituições de ensino espalhadas pelo Brasil. (FESTIVAL DAS CATARATAS, 2018)
Nesta edição, dois dos criadores de conteúdo da A Arte do Turismo e da Hotelaria-ATH estiveram presentes no evento e foram premiados em ambas as categorias do evento.
Éverton e Túlio Foto: Acervo Pessoal, 2018. |
Éverton Felipe Kaizer, estudante de Turismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), colaborador na ATH desde 2015, recebeu a premiação de melhor Resumo Expandido junto com os coautores Tulio Matheus Amarillo Souza, Sirlene de Mello Sopeña, Anelize Milano Cardoso e Tanara Gomes da Costa. O Resumo Expandido premiado intitulava-se “Idosos, envelhecimento e terceira idade: análise da produção acadêmica a partir das publicações no Fórum Internacional de Turismo do Iguassu”.
Segundo Éverton sobre sua conquista:
Eu não tinha esperança de ganhar esse ano. Nos outros eu até pensava na possibilidade. Quando anunciaram que tinhamos ficado entre os 10 melhores eu fiquei muito surpreso. E quando soube que tinha ganhado o primeiro lugar, não acreditei! Custou para eu entender que era real e que o nosso trabalho tinha sido o melhor resumo expandido da edição. Voltamos pra Pelotas comemorando e com o cheque em frente ao ônibus. Afinal, a UFPel ganhou novamente o prêmio de melhor resumo expandido do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.
O Resumo Expandido premiado foi um trabalho desenvolvido dentro do projeto de pesquisa "Projetando lugares com idosos: rumo às comunidades amigas do envelhecimento", parceria entre cinco Universidades britânicas e três Universidades brasileiras. A coordenação no Brasil é feita pela professora da UFPel, Dra. Adriana Portella. O trabalho busca identificar nos anais do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu as pesquisas que possuem como temática: idosos, envelhecimento e terceira idade.
Foto da Premiação (Leonardo a esquerda) Foto: Jean Pavão |
Na categoria de Artigo Científico o primeiro lugar foi para Leonardo Giovane Moreira Gonçalves, fundador da ATH e estudante de turismo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campos de Rosana/SP. Leonardo e sua orientadora a Profa. Dra. Rosangela Custodio Cortez Thomaz foram premiados com o artigo intitulado “O museu no espaço rural: percursos para constituição do futuro Museu do Assentado no município de Rosana/SP”.
Sobre a premiação, Leonardo informou que:
Sobre o 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu quando enviamos o trabalho intitulado "O Museu no espaço rural: percursos para constituição do futuro Museu do Assentado no município de Rosana/SP" não esperávamos o Premio e muito menos estar entre os 10 melhores, primeiramente pois haviam sido submetidos mais de 309 trabalhos e, também porque concorríamos na categoria de Artigos Científicos, na qual pesquisadores renomados, mestres, doutores e pós-doutores participam. Além disso, o artigo submetido, ao meu ver inicial, não tinha chance de concorrer ao prêmio pois ele retrata de que modo entendemos o Museu, suas bases culturais e os percursos que tivemos desde 2014 aos dias atuais, ou seja, o artigo premiado é um trabalho justificativo e expositivo fundamental para entender o Museu do Assentado.
Segundo o autor o Artigo Científico premiado faz parte do projeto “Turismo cultural rural: o Museu do Assentado no município de Rosana/SP”, financiado na atualidade pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que tem como intuito inventariar o patrimônio material e imaterial por meio das memórias dos entrevistados dos quatro assentamentos de reforma agrária do município de Rosana/SP e, assim, findar a implantação do primeiro Museu do assentado em território nacional.
Nós da A Arte do Turismo e da Hotelaria ficamos extremamente felizes de ver dois de nossos colaboradores sendo premiados e um evento de renome na academia do Turismo. Parabéns, Éverton e Leonardo!
Referências
FESTIVAL DAS CATARATAS. Saiba quais foram os melhores trabalhos do 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. 2018. Disponível em <http://festivaldeturismodascataratas.com/saiba-quais-foram-os-melhores-trabalhos-do-12o-forum-internacional-de-turismo-do-iguassu/> Acesso em: 25 jun. 2018.
Comentários
Postar um comentário