sexta-feira, 20 de junho de 2014

Diário de Viagem- Museu de Arte Sacra de SP.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo está localizado na Avenida Tiradentes, nº 676, Centro de São Paulo.
Ele é fruto de um convenio entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, realizada em outubro de 1969. Já o museu foi instalado em 28 de junho de 1970, onde ocupa a parte esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz.
Frei Galvão
A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que também se mantém até hoje. 
O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República. Na década de 1970, foi possível ampliar significativamente esse acervo. (SÃO PAULO, 2014)



Pátio do Mosteiro
Anjos do Patio do Mosteiro
Segundo administração do Museu, atualmente, as principais atribuições do Museu de Arte Sacra são: recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação; expor permanente, pública e didaticamente seu acervo; promover o treinamento, a capacitação profissional e a especialização técnica e científica de recursos humanos necessários ao desenvolvimento de suas atividades; incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte; promover cursos regulares, periódicos ou esporádicos de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados a seu campo de atuação. 
Taças e Cálices do Cofre do Museu 

O Museu possui uma excelente infraestrutura e inúmeras peças expostas, que nos faz voltar ao passado e conhecer as origens da arte sacra.
Coroa do Divino Espirito Santos


















É um excelente local para visitar e levar a família, Em especial, no museu está exposto o Presépio Napolitano do Século XVIII.

Presépio Napolitano
O presépio tem cerca de 1.600 peças, distribuídas em uma área de 110 m². Além de ele representar o nascimento de Jesus, ele representa também todo cotidiano da cidade de Nápoles.
As peças foram adquiridas do Francisco Matarazzo Sobrinho, na Itália por volta de 1949. Ele trouxe ao Brasil e o deixou exposto em sua casa. Com o passar dos anos o presépio Foi transferido e exposto em alguns locais, como o Pavilhão do Folclore, no parque do Ibirapuera. (SÃO PAULO, 2014)

E em 1998, ele é transferido ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, e então foi chamado o artista Silvio Galvão, para reformar e recriar a maquete do presépio. E por fim no ano de 1999 o presépio fica exposto ao publico.
É uma experiência única ver o presépio de perto e poder usufruir das suas peculariedades, é tantos detalhes que o publico gasta horas e horas para analisá-lo.

O Museu de Arte Sacra do Estado de São Paulo fica aberto a visitação de terça a sexta, das 9h ás 17h, e aos  sábado e domingos das 10h as 18, e a bilheteria fica aberta até 30min antes do fechamento do museu.

Apóstolo
Se estiver passando por São Paulo não deixe de visitar o museu e se encantar com a história e a riqueza de detalhes das peças e do local.
Apóstolo


Parte Interna













REFERENCIAS

SÃO PAULO, Museu de Arte Sacra. Exposição virtual: cenas do presépio napolitano. Disponível em <http://www.museuartesacra.org.br/pt/exposicoes/show/exposicao-virtual--cenas-do-presepio-napolitano> Acesso em: 20 de junho de 2014
SÃO PAULO, Museu de Arte Sacra. Referencia nacional em história e arte sacra. Disponível em < http://www.museuartesacra.org.br/pt/museu/museu-da-arte-sacra> Acesso em: 20 de junho de 2014.
Eu, no Pátio do Museu












MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO
Fachada do Museu
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo, SP.
Estacionamento gratuito: entrada pela Rua Jorge Miranda, 43
Telefone: (11) 3326.3336
Email: mas@museuartesacra.org.br